Lençol freático de Irecê pode estar sendo contaminados por agrotóxicos

O Dr. Joiran Souza Mendes, responsável pela fiscalização da ADAB, disse que os agricultores de Irecê não estão devolvendo as embalagens de agrotóxico, usadas em irrigação e outras atividades, e isso já pode estar causando sérios problemas ao meio ambiente.

A situação está dramática, porque a ADAAB não prioriza o recolhimento de embalagens de agrotóxicos. Prioriza as campanhas contra a brucelose e conta a febre aftosa, porque normalmente há verbas do governo para isso.

Segundo Joiran, o lençol freático é muito sensível e muitas embalagens de agrotóxico, que deveriam ser devolvidas para a Central de Embalagens, fundada há dois anos, está voltando para o solo.

Ilustração:Fundacentro


A ADAB não tem carros para ir aos locais de irrigação fiscalizar e isso contribui para que a irresponsabilidade de alguns irrigantes fique mais forte.

Mas se houver pressão popular, a empresa acabará cumprindo seu papel, como aconteceu há algum tempo, quando a promotoria exigiu um relatório. Na época muitos agricultores foram multados e o medo de novas multas fez com que eles passassem a devolver as embalagens.

Atualmente compram e não se importam com o destino do veneno.

Sites legais:
O Brasileirinho
O Apanhador de Notícias Curiosas

Comentários