Empreendedores de Irecê - Edvaldo Lima de Oliveira - IREDIL (III)

Sua história como empreendedor

Uma das coisas que mais conservou em sua vida, desde sua meninice, foi o desejo de crescer, de ser alguma coisa na vida. Talvez um pouco estimulado por seus primos, que sempre tiveram uma certa condição financeira, enquanto ele, Edvaldo e seus pais, passavam por dificuldades.

“Então eu sonhava um dia poder trabalhar e crescer, para ganhar algum dinheiro e ajudar meus familiares e até a outras pessoas que não tivesse nenhuma condição. Eu queria mostrar que tinha capacidade, mas às vezes não tinha oportunidade”.

A Iteal vendeu centenas de tratores para a região, rendendo um bom lucro para Edvaldo por causa da comissão que ganhava por cada venda. 49 tratores foram vendidos por ele.

Auto Peças Oliveira, primeiro empreendimento
de Edvaldo Lima. Atualmente se chama Icopeças.
Construída em Irecê no ano 1985.

A IREDIL tem uma estrutura semelhante a de outras grandes empresas autorizadas da Bosch, montadas no Brasil

Mas a empresa, com o passar do tempo ficou desmotivada e de 1983 em diante, deixou de repor seu estoque, passando a haver na região uma grande procura por peças de tratores.

Já dotado de grandes conhecimentos na área de vendas e também com um certo capital juntado, Edvaldo achou que era hora de iniciar seu próprio negócio. Pediu demissão em 30 de novembro de 1983 e logo que saiu montou sua primeira empresa denominada, inicialmente Auto Peças Oliveira, a qual, posteriormente, passou a ser chamada Icopeças.

Sua empresa prosperou bastante e já no primeiro ano conseguiu comprar o terreno, onde funciona atualmente a atual Icopeças.

A região de Irecê estava contando com mais de cinco mil tratores, no entanto, havia uma carência enorme por qualquer serviço em bomba injetora ou de retífica de motores. As pessoas tinham que sair de Irecê e procurar serviços em Feira de Santana ou Salvador. Quando chegavam lá, tinham que esperar alguns dias, pois havia uma demanda muito grande e as empresas não davam conta rapidamente dos serviços.

Decidindo suprir esta carência, Edvaldo Lima estruturou a IREDIL, uma empresa moderníssima, com tecnologia de ponta, ou seja, máquinas de alta precisão, além de mão de obra especializada.

A IREDIL foi inaugurada em 30 de junho de 1989 e o empreendedor Edvaldo Lima se transformou no mais avançado empresário do ramo na região de Irecê. Não é sem motivo, portanto, que na inauguração da Empresa, alguns representantes da BOSCH, afirmaram que a estrutura da IREDIL em nada fica devendo as empresas autorizadas da BOSCH, montadas no Brasil.

A IREDIL é uma empresa especializada que oferece treinamento aos seus técnicos na própria BOSCH, onde se aperfeiçoam nos serviços de regulagem de bombas injetoras e auto elétrico em geral.

Os clientes da IREDIL, além de peças, equipamentos e um atendimento personalizado, tem a sua disposição, portanto, uma prestação de serviços avançada, regulagem de bombas injetoras e testes injetores, através da Bancada Diesel.

Aparelhos computadorizados facilitam os testes de motores de partida e alternadores, bem como o departamento de retífica de motores a gasolina, álcool e diesel, onde se encontra um conjunto de máquinas de alta precisão e peças originais com garantia da própria indústria.

“Foi acreditando no potencial de Irecê que fiz muitos investimentos em nossa região”.

“O segredo do meu sucesso é ser atencioso e responsável para com meus clientes e fornecedores, reduzindo a margem de lucros, oferecendo um bom atendimento e comercializando, na medida do possível, com preços abaixo do mercado varejista”.

“Os dois momentos mais marcantes de minha vida foi quando comprei meu primeiro carro, ainda funcionário e quando construí a sede própria da Auto Peças Oliveira, atual Icopeças”. “Sou fã incondicional desta região pelo seu potencial econômico”.

Aos 53 anos de idade, Edvaldo Lima Oliveira comanda o Grupo Oliveira, constituído por ICOPEÇAS – Irecê Comercial de Peças para Tratores Ltda, IREDIL – Irecê Eletro Diesel Ltda, LAPEL – Lapão Derivados de Petróleo Ltda, com sede em Irecê e o América Derivado de Petróleo Ltda, em América Dourado.

Mais do que um empresário bem sucedido, que enfrentou muitas dificuldades no passado e continua enfrentando na atualidade, sobretudo aquelas decorrentes das mudanças na economia do país, Edvaldo é uma pessoa extremamente humana, que trata seus funcionários com carinho e respeito e valoriza ao máximo a cultura de Irecê.

Dentro de suas possibilidades já patrocinou inúmeras obras e eventos, além de ter adquirido quadro, esculturas, livros e outros produtos oriundos da cultura sertaneja.

Continua na parte IV

(Fonte: livros do escritor Jackson Rubem: Irecê: História Casos e Lendas; Irecê, Um Pedaço Histórico da Bahia; Irecê, A Saga dos Imigrantes) e Brasileiros Pré-Cabralianos (Brazilians Before Cabral), obra publicada em Inglês e Português.

Comentários