Empreendedores de Irecê - Edvaldo Lima Oliveira - IREDIL (I)

Edvaldo Lima de Oliveira é natural de Tapiramutá, cidade onde nasceu em 31 de janeiro de 1953 e lá permaneceu até os treze anos de idade.

Como não nasceu em “berço de ouro”, trabalhava em Tapiramutá, desde a infância, para ajudar a família. Foi engraxate de sapato, vendedor de água na cidade e barraqueiro no meio da feira. Fazia de tudo para ganhar alguns “trocados”, a fim de ajudar sua família e poder se aperfeiçoar nos estudos.

Saiu de Tapiramutá e foi morar em Piritiba. Por último chegou a Irecê, no ano de 1968, com 15 anos de idade.

Quando chegou a Irecê, o jovem saiu em busca de emprego. Estava disposto a trabalhar no que quer que fosse, mas a região estava passando por um período de grande escassez de empregos. A única opção que lhe restou foi fazer artesanato. Por meio desta atividade, ganhava algum dinheiro que ajudava a cobrir despesas decorrentes do seu estudo no Colégio da Fraternidade do professor Dermi, onde estudou da primeira até terceira série.

Devido à deficiência de estudo aqui, na época, seguiu para Jacobina, no ano de 1971. Naquela cidade, estudou e concluiu o ginásio e o Científico no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro. Após concluir, já não tinha condições de continuar seus estudos, pois teria que ir para Salvador. Preferiu retornar a Irecê.

Edvaldo sempre foi uma pessoa dedicada, dispendendo amor a tudo aquilo que faz. E assim, mesmo sem ter vocação para carreira militar, conseguiu graduação de Cabo, quando esteve no Exército.

Cidadão bastante culto, conhecedor das principais obras literárias e um grande leitor das obras de Jorge Amado, Edvaldo se mantêm sempre atualizado através da leitura diária de jornais e das grandes revistas editadas no país.

Os pais dele: José Carlos Oliveira, o empreendedor que percorria o Sertão, levando mercadorias de um lugar para outro, a fim de comercializar e a mãe Afra Lima de Oliveira, uma mulher dedicada ao trabalho, que somente aposentou depois de longos anos de atividade como empresária.

Além da boa leitura, da boa música, também sempre cultivou o gosto pelos esportes, principalmente futebol, não dispensando uma boa montaria.

Dentre as coisas que mais detesta está a falsidade, quando uma pessoa rouba a consciência de outra. Dentre as coisas que mais ama cita a vida, as pessoas.

“Eu sempre fui uma pessoa muito tímida, não gostava de muita brincadeira, ficava muito em casa e me esforçava muito no trabalho, procurando sempre buscar realmente um aperfeiçoamento, buscar mais informações”.

Edvaldo carrega dentro de si um coração bastante grato a Irecê, terra amada que o acolheu, juntamente com seus familiares e se considera um ireceense. Para ele, Irecê é uma cidade que proporciona a todos atingir seus objetivos no campo econômico, desde que trabalhem com determinação.

Dentre as pessoas que o ajudaram muito, no início de sua vida profissional, destaca Múcio Silveira Lima (in memoriam) que era sócio de Cilvair, da Auto Peças Combate, Lourisvaldo Lopes Soares (in memoriam), Milton Costa Moura (in memoriam), Eraldo e dona Regina, os quais lhe deram a oportunidade de conhecer um novo mercado que não conhecia, que era o de vender trator e peças.

“Muitas coisas mudaram para mim, principalmente no amadurecimento intelectual e espiritual. Aumentaram as amizades e o espaço na sociedade. Meu tempo agora é bem mais agitado e preenchido de responsabilidades”.

Continua

(Fonte: livros do escritor Jackson Rubem: Irecê: História Casos e Lendas; Irecê, Um Pedaço Histórico da Bahia; Irecê, A Saga dos Imigrantes) e Brasileiros Pré-Cabralianos (Brazilians Before Cabral), publicado em Inglês e português.

Comentários

Unknown disse…
Olá, amigo tbm sou Tânia Arize meu msn é tania.arize@ hotmail .com
abraco beijos saudades de vc
amigo quanto tempo.
Bom saber notícias desse grande empreendedor da cidade de Irecê, conhecido na cidade de Formosa do Rio Preto por revender tratores da VALMET nos anos 70. Grande abraço, Laecília