Empreendedores de Irecê - Sandoval A. de Oliveira - Dodô do Prakasa (IV)

Uma valiosa experiência de vida

Convivendo com pessoas dos mais diversos tipos e enfrentando todo tipo de problemas, Dodô adquiriu um outro tipo de patrimônio, bastante valioso: a experiência. Tem, portanto, muita coisa para ensinar.

Ao longo de sua vida, aprendeu, por exemplo, que o pensamento exerce grande influência na vida das pessoas:

“O pensamento forte ou o pensamento positivo atrai as coisas que você quer. O pensamento negativo esparrama tudo”.

Uma outra lição de vida:

“Todo homem tem que ter um bom casamento, pensar no futuro, pensar que vai deixar os filhos amparados”.

Da direita, sentados: Juniô (gerente do Prakasa),
Leonandes Santana (prefeito de Central) e Dodô,
diretor proprietário do Supermercado Prakasa.

E ele teve um bom casamento com a professora Reni, que lhe deu quatro filhos: Sandoval Junior (Juniô), Acássia, Katia, que fez doutorado no Canadá e Reinival, que fez mestrado na Inglaterra.

“O meu relacionamento com meus filhos é muito bom. Dei a eles estudo e educação: a moeda de ouro. Em qualquer lugar, se a pessoa é educada, vai viver”. “O Junior é uma pessoa totalmente responsável. Só estava precisando de um empurrãozinho”.

Um dos conselhos que dá para quem já foi viciado, seja em cachaça, seja em drogas mais pesadas é que sigam o conselho de Nelson Gonçalves. O cantor, que durante muito tempo foi viciado em cocaína, mas abandonou o vício, dizia: “Não comece, não experimente”.

Coragem para recomeçar após grande prejuízo

Esta força para recomeçar sempre, sem nunca desistir de um objetivo traçado, sempre fez parte da vida de Dodô. E foi graças a esta energia que conseguiu superar os principais obstáculos de sua vida.

Quando candidato a prefeito de Xique-Xique, por exemplo, foi bastante explorado, mas conseguiu superar a isso. Outro período, o pior de todos, veio alguns meses depois, quando tomou um prejuízo incalculável. Nos anos de 1978/1979, houve uma enchente violenta em Xique-Xique e a água encheu três depósitos de mercadorias que ele tinha e estragou grande parte delas.

Na tentativa de salvar algumas coisas, Dodô se viu forçado a transferir o que sobrara para três localidades diferentes. Rio Verde, Central e Irecê, em um depósito da Embasa.

Como sempre foi apegado à religião católica, desde a época em que residia em Gentio do Ouro e participava das peregrinações feitas por Dona Ana Figueiredo Rocha, sua avó, Dodô pediu ajuda a Deus e ao menino Jesus, que é o padroeiro de sua casa, para que o ajudasse a sair daquele sacrifício violento.

E com o passar do tempo, recuperou o que havia perdido.

O Supermercado Prakasa


O Supermercado Prakasa, empresa fundada em maio de 1981, nasceu da Casa Oliveira, que comercializava gêneros no ramo atacadista. Nasceu pequeno, com apenas 25 m2, na esquina da antiga feirinha das frutas de Irecê e vem crescendo junto com a região. Já são 26 anos de existência e de esforço dos seus dirigentes, no sentido de atender bem os clientes e trabalhar nos melhores padrões de modernidade.

Atualmente o Prakasa possui 10 checkout e ocupa uma área de 1.200 metros quadrados. Comercializa mais de 20 mil itens, atendendo a demanda da região.

A empresa promove um grande benefício para a região de Irecê, oferecendo o que há de mais moderno na sua área e empregando dezenas de pessoas. Além disso, cumpre todas suas obrigações fiscais, pagando os impostos tanto para o município quanto para o estado.

Sentindo-se realizado como empreendedor, pois o Prakasa está entre os 10 maiores e melhores supermercados da Bahia, Dodô ainda tem muitos sonhos e muitas metas a serem alcançadas. Segundo ele, o sucesso está ao alcance de qualquer pessoa que saiba traçar seus objetivos e lidar com o dinheiro:

“É a moda do brasileiro. Ganha 2 e gasta 3, ganha 10 e gasta 12, esquecendo que tem de pagar as obrigações. É preciso a pessoa que ganha algum dinheiro saber dividir, economizar uma parcela do que ganha, para investimentos futuros. Eu sempre fiz isso”.

“Uma das coisas mais importantes em nossa vida é a evolução, esse acúmulo de experiências e conquistas que vamos reunindo com o passar dos anos. Há 21 anos o PRAKASA cresce e evolui. E todo o nosso crescimento tem o objetivo de proporcionar aos nossos clientes e amigos, enfim, à nossa sociedade uma vida melhor, mas prática, mais completa, mais feliz.

Evoluímos. E os frutos dessa evolução são os presentes que oferecemos aos clientes em retribuição à sua dedicação conosco: um melhor atendimento, uma loja mais ampla e confortável, facilidade no pagamento e a variedade de produtos que garante a todos o direito de escolher o que é melhor” – Sandoval Avelino Oliveira e Sandoval Avelino Oliveira Júnior.

(Fonte: livros do escritor Jackson Rubem : Irecê: História Casos e Lendas, 2ª Ed.; Irecê, Um Pedaço Histórico da Bahia; Irecê, A Saga dos Imigrantes e Brasileiros Pré-Cabralianos (Brazilians Before Cabral)

Comentários