2007-10-29

Terremoto em João Dourado - Bahia - Brasil

Um terremoto aconteceu em João Dourado, Bahia - Brasil, no território de Irecê, no dia 25 de outubro, sexta-feira, às 20h e 30min. Foram 4 segundos apenas, mas o suficiente para causar pânico a milhares de pessoas nos povoados de Riacho, Floresta e Mata do Milho.

Inicialmente os moradores de Riacho ouviram um estrondo, mas associaram com a explosão de uma bomba tipo as que são usadas nos festejos juninos. Logo depois os telefones começaram a tocar. Eram pessoas de outras localidades, comentando que ouviram uma forte explosão de bomba e que o chão tremeu, rachando paredes e forro de casas.

No dia seguinte, quando o pesadelo parecia ter chegado ao fim, mais uma vez a terra tremeu, durante cerca de pouco mais de 1 segundo, às 9 horas da manhã.

Há quem tente arranjar uma explicação para o acontecimento. Há um rio subterrâneo no território de Irecê e a água é muito usada para irrigação. Por conta disso, acaba gerando lacunas e o conseqüente deslocamento das placas.

Este acontecimento, inédito na Bahia, foi tema das conversas dos feirantes de várias localidades que comparecem aos sábados, na feira de João Dourado. E os moradores que até hoje estão bastante preocupados, apelam para que o Governo do Estado e profissionais de Universidades venham pesquisar o acontecimento e arranjar uma explicação lógica.

Afinal, terremoto ou tremor de terras no Brasil é coisa rara.

Nenhum comentário:

Arquivo


Ocorreu um erro neste gadget