2007-10-31

Território de Irecê - Adutora do Feijão já não consegue suprir a demanda por água

O sistema de abastecimento integrado de água no Território de Irecê está passando por uma grave crise por conta do excesso de consumo. Pode haver um colapso no abastecimento de água se a seca durar muito tempo e se não forem feitos investimentos na Adutora do Feijão.

Aliás, a água some das torneiras várias vezes na semana. Os poços secaram e a chuva fica cada vez mais escassa. Apesar disso, a população ainda continua inconsciente, achando que água é um bem que não acaba nunca. Desperdiçam lavando carros com mangueira, quando poderiam usar baldes. Deixam torneira ligada durante o banho e ao escovar os dentes, mesmo quando não estão usando.

O sistema de integração da Adutora do Feijão foi criado há mais de uma década, abastecendo inicialmente 8.000 residências. Somente este ano 30.000 residências passaram a consumir água que vem da Barragem Manoel Novaes, mais conhecida como Barragem de Mirorós.

A Barragem tem uma vasão de 500 litros por segundo, quando o suficiente seria de 630 litros/segundo, um déficit, portanto, de 100 litros. A Embasa tem autorização do governo para tirar até 750 litros por segundo, mais que suficiente para resolver todo problema de abastecimento. Mas para que isso venha acontecer seria necessário um investimento na modernização da Adutora estimado em R$ 15 milhões.

A Embasa atualmente é gerenciada por Raimundo Neto, um administrador competente, que conhece bem a estrutura da empresa e as necessidades de abastecimento do Território de Irecê:

"O sistema de abastecimento integrado de água trouxe a redenção para Irecê, portanto economizem água e, principalmente, evitem o desperdício". - Raimundo Neto, Gerente da Embasa.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
A foto que ilustra este texto mostra homens carregando dorna ou barris de água, uma prática comum em Irecê, nos anos 50. Em pé, o saudoso Dr. Nilton Dourado, observando os carregadores de água. A foto foi publicada no livro Irecê - História, Casos e Lendas, do escritor Jackson Rubem.

Nenhum comentário:

Arquivo


Teste sua Memória