A alfafa de Irecê é uma das melhores do Brasil

Este slogan mostra a importância desta planta para a nossa agricultura. Existem no mundo apenas manchas de terra com condições de produzir uma boa alfafa e Irecê está incluída nestas manchas. Há dois anos se faz á experiência em Irecê que já está atraindo grandes produtores do Brasil.

O Brasil importa sementes de alfafa, em Irecê pode tirar o país da condição de importador de sementes de alfafa e colocá-lo na condição de exportador. Irecê tem mais potencialidades para o cultivo desta leguminosa do que o Paraná.

O sucesso da formação de uma pastagem se resume no uso de bom conhecimento aliado a boa dose de dedicação, capricho e bom senso.

Cultivada predominantemente na região Sul do Brasil, a Alfafa é uma forrageira nobre, ideal para os rebanhos bovino (leiteiro), eqüinos, caprinos, ovinos, avestruz e até mesmo chás para o consumo humano. Na América, os Estados Unidos são os campeões na produção e consumo do produto, seguidos da Argentina.

Trata se de uma cultura que gosta de água em abundancia, mas detesta umidade. A Alfafa é uma forrageira das mais ricas em proteínas vitaminas A1, B2, C e minerais, além de potássio, magnésio, fósforo e cálcio. Só recentemente o Nordeste brasileiro começou a investir na sua produção, experimentando várias frustrações de viabilidade econômica.

A região de lrecê é, atualmente, a maior produtora de Alfafa do Nordeste, com dois campos de experimentação particular, frutos de iniciativas do agropecuarista Arnaldo Dourado, em parceria com o maior e mais experiente produtor de Alfafa do País, Ademir M. Honda, o projeto foi implantado e a produção se encontra em processo de comercialização, com elevada aceitação e favoráveis vias de acesso para as regiões Norte e Nordeste e Centro Oeste.

Ademir Honda garante que a Alfafa de lrecê está se revelando uma das melhores do Brasil. "Excelente a qualidade,desta Alfafa, mas no que tange a viabilidade econômica ainda estamos aguardando os resultados, pois precisamos desenvolver técnicas adequadas de adaptação à região, visto o elevado consumo de água para produzir a cultura, o que é bastante oneroso", salienta.

Mais sobre Alfafa no site da Aprir

Comentários

Unknown disse…
boa noite. como faço para adquirir as sementes de alfafa.
Antonio Israel disse…
Gostaria de adquirir sementes com consegui-las?