2007-11-25

A alfafa de Irecê é uma das melhores do Brasil

Este slogan mostra a importância desta planta para a nossa agricultura. Existem no mundo apenas manchas de terra com condições de produzir uma boa alfafa e Irecê está incluída nestas manchas. Há dois anos se faz á experiência em Irecê que já está atraindo grandes produtores do Brasil.

O Brasil importa sementes de alfafa, em Irecê pode tirar o país da condição de importador de sementes de alfafa e colocá-lo na condição de exportador. Irecê tem mais potencialidades para o cultivo desta leguminosa do que o Paraná.

O sucesso da formação de uma pastagem se resume no uso de bom conhecimento aliado a boa dose de dedicação, capricho e bom senso.

Cultivada predominantemente na região Sul do Brasil, a Alfafa é uma forrageira nobre, ideal para os rebanhos bovino (leiteiro), eqüinos, caprinos, ovinos, avestruz e até mesmo chás para o consumo humano. Na América, os Estados Unidos são os campeões na produção e consumo do produto, seguidos da Argentina.

Trata se de uma cultura que gosta de água em abundancia, mas detesta umidade. A Alfafa é uma forrageira das mais ricas em proteínas vitaminas A1, B2, C e minerais, além de potássio, magnésio, fósforo e cálcio. Só recentemente o Nordeste brasileiro começou a investir na sua produção, experimentando várias frustrações de viabilidade econômica.

A região de lrecê é, atualmente, a maior produtora de Alfafa do Nordeste, com dois campos de experimentação particular, frutos de iniciativas do agropecuarista Arnaldo Dourado, em parceria com o maior e mais experiente produtor de Alfafa do País, Ademir M. Honda, o projeto foi implantado e a produção se encontra em processo de comercialização, com elevada aceitação e favoráveis vias de acesso para as regiões Norte e Nordeste e Centro Oeste.

Ademir Honda garante que a Alfafa de lrecê está se revelando uma das melhores do Brasil. "Excelente a qualidade,desta Alfafa, mas no que tange a viabilidade econômica ainda estamos aguardando os resultados, pois precisamos desenvolver técnicas adequadas de adaptação à região, visto o elevado consumo de água para produzir a cultura, o que é bastante oneroso", salienta.

Mais sobre Alfafa no site da Aprir

Um comentário:

Gilmar gil disse...

boa noite. como faço para adquirir as sementes de alfafa.

Arquivo


Ocorreu um erro neste gadget