Irecê- Bahia está em guerra contra a dengue


Com o slogan "Irecê está em Guerra - Contra a Dengue" a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura Municipal de Irecê, em parceria com a 21ª DIRES, a Secretaria Estadual de Saúde e a UNIPI realizaram ontem (6)um importante evento que contou com a participação de vários segmentos sociais.

Painel: perfil epidemiológico da dengue - palestrantes ilustres como a Diretora da Vigilância Epidemológica - SESAB, Alcina Marta Andrade, com a Dra. Noaci Loula (representando a DIRES), Dra. Simone Tosta (Vigilância Epidemiológica/Irecê) e a Dra. Eulália Maria Galvão (Médica de Referência/Dengue-Irecê) fizeram uma abordagem do tema, mostrando a situação atual e o que podemos fazer.

Enquanto vários países do mundo erradicaram completamente a dengue, no Brasil a doença se alastra por todas as regiões. Parte da culpa é dos governantes que não investem os recursos em saneamento básico. Mas a população é a principal responsável, pois não cumpre sua parte seguindo as orientações das autoridades como tampar caixas d´água, retirar pneus velhos do meio ambiente e diversos outros tipos de objetos acumuladores de água. Uma simples casca de ovo pode servir para a reprodução do mosquito da dengue.

A DIRES, representada pelo Dr. Jair, está orientando os prefeitos da microrregião para que intensifiquem os trabalhos visando a prevenção da dengue, pois é melhor prevenir do que remediar. Os prejuízos são imensos sempre que o mosquito se espalha, provocando doenças.

Em Irecê, por exemplo, a parte onde mais se encontra as larvas do mosquito da dengue é no centro da cidade, onde os comerciantes descuidam das caixas d´água. É preciso que os empresários facilitem o acesso dos fiscais da dengue para colocar os produtos químicos em seus reservatórios de água.

Enfim, cada um deve fazer a sua parte, pois todos, ricos e pobres sofrem as consequências.

Parabéns ao prefeito Joacy Nunes Dourado e a secretária de saúde Katia Nunes Barreto, por esta iniciativa importante para a microrregião.

Comentários