2007-11-03

Manoel Novaes - político imortal na microrregião de Irecê

O relacionamento de Manoel Novaes com Irecê começou durante seus períodos de estudo na Faculdade de Medicina da Bahia, onde encontrou Dr. Mário Dourado, a quem lançou posteriormente na política.

De todos os imigrantes nordestinos o nome que até hoje é lembrado como símbolo de eficiência, trabalho e honestidade é Manoel Novaes. Foi um recordista mundial em mandatos: 12 vezes parlamentar, representando a Bahia durante mais de quarenta anos.

Viajava pelo interior, vendo o que precisava ser feito e fez amigos sinceros, como Ângelo Cavalcante dos Santos, em todas as localidades por onde andou.

Numa época em que os governantes menosprezavam as cidades do interior, pois tinham muito que fazer pela Capital, Manoel Novaes reivindicava junto a eles obras para o interior e conseguia. Já no ano de 1948 ele conseguiu oito campos de aviação, incluindo o de Xique-Xique, uma Escola Normal, nove rodovias, entre elas a de Mundo Novo- Morro do Chapéu – Irecê – Xique-Xique; dezessete linhas telegráficas, incluindo as de Irecê-Barra do Mendes-Xique-Xique, Central e Uibai.

Manoel Novaes trouxe para Irecê a Comissão do Vale São Francisco, máquinas para perfuração de poços e empregos federais para muita gente. Ainda no governo de Dutra, conseguiu 17 tratores de rodas e 2 de esteiras para Irecê, os quais foram enviados do Rio de Janeiro a Pirapora , de lá a Xique-Xique e de Xique-Xique a Irecê, implantando na microrregião a lavoura mecanizada.

Ele amava tanto o Nordeste, que em uma de suas campanhas eleitorais colocou na frente de um folheto de propaganda sua foto e atrás o Rio São Francisco. Virou motivo de pilhéria do amigo Filemon Moreira Vasconcelos, que dizia-lhe: “Novaes você é o único homem no Brasil que carrega o Rio São Francisco nas costas!”

Durante seus quarenta anos de mandato, Novaes não só conseguiu obras para Irecê, Xique-Xique, Barra do Mendes, entre outras cidades, mas também trabalhou muito pelo estado de Pernambuco. Seria necessário escrever um livro exclusivamente sobre ele, se pretendesse relatar todas suas obras.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
(Fonte: livros do escritor Jackson Rubem: Irecê: História Casos e Lendas; Irecê, Um Pedaço Histórico da Bahia; Irecê, A Saga dos Imigrantes) e Brasileiros Pré-Cabralianos (Brazilians Before Cabral), publicado em Inglês e Português.

Nenhum comentário:

Arquivo


Teste sua Memória