Personagens folclóricos de Irecê - Nondas

Nondas, foto tirada a mais de cinco anos

Aparentando 38 anos, Nondas é uma pessoa extremamente inteligente, que diz ser pai de dois filhos: Adelita e Silas. Conversa bonito. Lembra de datas, músicas, poesias e casos que lê em livros. É também um andarilho, que não se importa com distâncias. Já foi a pé até São Paulo.

Nondas diz que concluiu o primário, que já se formou em medicina, que é rádio-técnico. Costuma se apresentar com nome de personalidades famosas, ou de novelas, associados ao seu sobrenome: “Sou Pablo Escobar Dourado Matos, Rei do Gado, Rei do Chifre, Rei do Laço, Rei da Fome, Punho de Aço, Zé Trovão, Ana Raio.”

Diz que seu pai Isnar de Castro Dourado, montou em um touro preto, para ganhar o coração de sua mãe, Dona Nair. Diz ainda que seu avô, um homem muito rico, foi buscar sua avó em Palmeira de Lençóis, montado em um cavalo, que foi escoltado por Horácio de Matos e Manoel Quirino.

Este pobre jovem inteligente, conta que sua mãe, quando se encontrava no nono mês de gravidez caiu e bateu a barriga em cima de uma pedra de arrecife. Então ele chorou no ventre materno, antes mesmo de vir ao mundo.

(Fonte: livros do escritor Jackson Rubem: Irecê: História Casos e Lendas; Irecê, Um Pedaço Histórico da Bahia; Irecê, A Saga dos Imigrantes) e Brasileiros Pré-Cabralianos (Brazilians Before Cabral), publicado em Inglês e Português.

Comentários