Terremoto de João Dourado pode ter obstruído parte da Gruta dos Brejões

A gigantesca e monumental Gruta dos Brejões que o naturalista padre Camilo Torrend classificou como "uma das maravilhas do mundo" pode ter sido parcialmente danificada pelo terremoto que ocorreu recentemente em João Dourado.

Uma informante contou que estava em sua roça nas proximidades da Gruta dos Brejões, quando começou o terremoto. Ela conta que perdeu o controle de si e gritou desesperada pela mãe que estava um pouco mais distante:

"Mãe, a terra está tremendo! Socorro, mãe!". "A terra está tremendo!"

Então ouviu um barulho gigantesco no local onde se encontra a Gruta dos Brejões.

Percebeu então que uma parte do teto se despencou no meio da gruta, provavelmente obstruindo alguns trechos.

É realmente lamentável se houve algum dano a Gruta dos Brejões, pois trata-se de um patrimônio turístico pertencente a três municípios: João Dourado, São Gabriel e Morro do Chapéu, ficando distante 90 km da sede daquela cidade. A gruta é conhecida no mundo inteiro.

Tive o privilégio de atravessá-la, durante três horas, admirando suas estalagmites e estalagtites, entre tantas formações rochosas no ambiente. Ali, segundo registros, foi encontrado pedaços de madeira cujo exame de laboratório revelou que só existe no Líbano e que tinham quase 2.500 anos.

É uma pena que os prefeitos dos três municípios não saibam como explorá-la, gerando renda através do turismo.

Comentários

Será que ocorreram realmente desabamentos no interior da gruta?
Eu sinceramente espero que não.

Visitei essa gruta em dezembro do ano passado e sem sombra de dúvida é uma das mais bonitas que eu já vi. E olha que conheço várias, viu!

E em dezembro de 2005 eu fui com um pessoal do GPME - Grupo Pierre Martin de Espeleologia - (www.gpme.org.br), um dos grupos a qual pertenço, topografar cavernas aí na região de Central.
Agora no final do ano vai rolar mais uma expedição.

Abraços
Unknown disse…
Olá Jackson,

Tudo bem com vc? Quanto tempo!!!

Entre os dias 27 de Dezembro e 03 de Janeiro vamos estar em mais uma expedição em Central, dessa vez com maior contigente, cerca de 20 pessoas de vários grupos do Brasil e 2 membros de um grupo espanhol.

Temos dentro da programação da expedição, um dia de visita a Gruta dos Brejões.
Vamos aproveitar a ocasião e já que vários dos participantes conhecem bem a gruta, vamos tentar verificar se houve algum dano oriundo desse terremoto.

O assunto está agitando as listas de discussão de espeleologia.

Queremos ver vc com a gente lá em Central!!!

Um forte abraço e até lá.

Ericson Cernawsky Igual
Coordenador da Expedição Serra do Calcário, Central, 2007/2008.
Grupo Pierre Martin de Espeleologia
www.gpme.org.br