Apresentadas estratégias da campanha contra aftosa

A vacinação contra a febre aftosa terá início a partir do dia 1º de março, em todo estado. As estratégias para a primeira etapa da campanha foram discutidas hoje (22), no último dia do seminário de apresentação dos planos de ação da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

Proposta da vacinação, avaliação de resultados, plano de ação e situação atual da Zona Tampão, foram alguns dos assuntos apresentados e discutidos em conjunto. O destaque foi para a questão da Zona Tampão, área que separa a Bahia dos estados que apresentam maior risco para aftosa, considerada uma das prioridades da campanha.

A Zona de Tampão abrange oito municípios: Formosa, Buritirama, Mansidão, Santa Rita de Cássia, Remanso, Casa Nova, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes. "O evento foi realizado dentro de um modelo de gestão participativa, no qual demos a oportunidade de todos poderem colaborar com suas propostas para as ações deste ano desenvolvidas pela Adab nas áreas da defesa sanitária animal, vegetal e de inspeção de produtos de origem animal", afirma o diretor geral da Adab, Altair Santana.

Durante a campanha contra febre aftosa, a Adab costuma mobilizar seus funcionários lotados em cerca de 432 municípios, com suas unidades regionais descentralizadas. Destes, 15 são coordenadorias regionais e 71 gerências locais.

“Instituição modelar”

O seminário aconteceu desde quarta-feira (20), no auditório da Secretaria de Agricultura (Seagri) e contou com a participação dos servidores lotados em suas 15 coordenadorias regionais, além de diretores e funcionários da sede em Salvador.

"A Adab é uma instituição modelar e ao se reunir os técnicos neste encontro demonstra democracia, pois está dando oportunidade a todos de contribuir com o estado", afirmou o chefe de gabinete da Seagri, Carlos Eduardo Sodré, que representou o secretário de agricultura, Geraldo Simões na abertura do seminário.

Ras/af

Comentários