Conferência de Juventude mobilizou dois mil jovens no interior

Música, manifestações artísticas e discussões sobre políticas para juventude. Esse foi o cenário do último final de semana em Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória e Irecê, onde aconteceu a campanha “Jovem Gera Ação”, da Conferência de Juventude da Bahia.

O evento, organizado pela Secretaria de Relações Institucionais (Serin), mobilizou dois mil jovens de quatro territórios de identidade que enfrentaram distâncias para participar das plenárias.

A estudante Rejane da Silva, 21 anos, saiu de Carinhanha para discutir, em Bom Jesus da Lapa, o tema sexualidade. Foram mais de duas horas de viagem. “É importante que a gente se mobilize e apresente propostas para tentar melhorar a situação precária em que vivem nossos jovens”, afirmou.

A avaliação de Rejane Silva se confirma nos números. Segundo o secretário Rui Costa, a Bahia possui o maior índice de analfabetos entre 15 e 24 anos do país. São 450 mil jovens que não sabem ler nem escrever. Apenas 30% dos jovens baianos estão na relação correta entre idade e série escolar. “Com a Conferência de Juventude o governo quer se subsidiar de um conjunto de propostas para poder elaborar um plano estadual de juventude capaz de reverter esse quadro”, enfatizou Costa.

Educação foi o tema escolhido pela maioria dos jovens. Em Irecê, três amigas, Ayane Oliveira, 15 anos, Leomagna de Melo, 19, e Mayara Santos, 14, participavam, pela primeira vez, de uma conferência. “Seria bom que todos levassem a sério e pudessem participar porque não é chato”, avaliou Ayane que, apesar da pouca idade, cursa o 3° ano do ensino médio e vai fazer vestibular para Fisioterapia. Mayara considerou uma oportunidade de “enriquecer o conhecimento”.

Nas quatro plenárias territoriais foram eleitos delegados que participarão das Conferências Estadual e Nacional, que serão realizdas em março e abril, respectivamente. As plenárias territoriais da Conferência de Juventude continuam na quinta-feira (21), em Guanambi, sexta–feira, em Vitória da Conquista, sábado, em Jequié e no domingo (24), em Itaberaba.

Comentários