Congresso Mundial de Ciência e Tecnologia de Alimentos será na Bahia

A Bahia ganhou a disputa com o Canadá para sediar o XVI Congresso Mundial de Ciência e Tecnologia de Alimentos (XVI World Congress of Food Science and Technology). O evento, que será em 2012, em Salvador, abordará importantes temas como segurança alimentar e a convivência entre a produção de alimentos e biomassa para geração de energia, como biodiesel e etanol.

A presidente da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA) e também diretora da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, Gláucia Maria Pastore, esteve hoje (26) reunida com o secretário de Ciência e Tecnologia da Bahia, Ildes Ferreira, para mostrar a importância do evento.

“Há muito que se discutir sobre o assunto, especialmente no Brasil. Estamos no centro da discussão sobre a necessidade de equilíbrio, na produção agrícola, entre os alimentos e os vegetais que geram energia e tenho certeza que com um zoneamento será possível conciliar os dois tipos de cultura”, afirmou Gláucia.

Ferreira disse que um trabalho neste sentido já vem sendo desenvolvido na Bahia. “Temos área suficiente em nosso estado para cultivar alimentos e energia, mas precisamos de políticas eficientes para que não seja contemplado apenas o interesse financeiro que tem surgido com o mercado de energias renováveis”, explicou.

O secretário lembrou também da importância da participação dos movimentos sociais nas discussões do congresso, espaço que, segundo a presidente da SBCTA, está garantido.

xas/om

Comentários