Governador e ministro assinam, em Irecê, convênio para construção de cisternas



A ação faz parte do Programa Água Para Todos e vai beneficiar mais de 60 mil pessoas em 115 municípios do semi-árido


O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), lançará na próxima quarta-feira (20), às 11 horas, na Praça Teotônio Marques Dourado (Praça da Prefeitura), em Irecê, o Projeto Água e Cidadania.

O governador Jaques Wagner, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, e o secretário do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Valmir Assunção, celebrarão convênios da ordem de R$ 24 milhões para a construção de 12.270 cisternas. Com isso, serão beneficiadas mais de 60 mil pessoas de 115 municípios do semi-árido.

A iniciativa faz parte do conjunto de ações do Programa Água Para Todos (PAT), do governo da Bahia.

O Água e Cidadania é uma iniciativa pioneira em termos de política pública e vai garantir a segurança alimentar de diversas famílias da região semi-árida. O projeto será executado por seis entidades com experiência e capacidade técnica referente à construção de cisternas e desenvolvimento de ações de segurança alimentar. O monitoramento das ações ficará a cargo da Sedes. As entidades também serão responsáveis pela seleção e capacitação das famílias para convivência com os longos períodos de estiagem. Desta forma, a Sedes pretende mudar a condição de vida dos moradores contrapondo a falsa idéia de "combate à seca".

As famílias selecionadas serão aquelas de baixa renda, da zona rural e que se enquadram nos critérios do Programa Bolsa Família, mesmo que ainda não tenham sido beneficiadas pelo mesmo. Além disso, serão consideradas outras condições, como famílias chefiadas por mulheres, que tenham maior número de crianças de zero a seis anos e em idade escolar, de pessoas portadoras de necessidades especiais e de idosos. Além disso, o projeto atenderá a cota mínima de 30% de comunidades quilombolas, indígenas e de fundo efecho de pasto.


Contato: ASCOM SEDES
Camila Vieira / Flávia Azevedo / Débora Alcântara / Kleidir Costa

** 71 3115-6147 / 3849 /
** 71 9918-5246 (Camila Vieira)
** 71 9192-9743 (Danilo Chaves – coordenador do Projeto Água e Cidadania).

Comentários