Monitora avalia qualidade das águas do São Francisco na Bahia

O Rio São Francisco e seus afluentes na Bahia terão a qualidade das suas águas avaliada nas próximas duas semanas, a partir de amanhã (26), dentro do programa Monitora, pelos técnicos da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), autarquia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), e do Senai/Cetind, vinculado à Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

O Monitora está avaliando pela primeira vez na Bahia a qualidade das águas dos 75 maiores rios estaduais e seus afluentes, até o ano de 2010, em um investimento de R$ 6,7 milhões.

A Bacia do São Francisco é a última etapa da primeira fase do programa, que já coletou amostras nas bacias do Recôncavo Norte, Inhambupe, Vaza-Barris, Extremo Sul, Recôncavo Sul, Leste, Contas, Pardo e Jequitinhonha. Os primeiros resultados com as análises do material recolhido serão divulgados em 28 de março.

As amostras serão analisadas a partir dos parâmetros físicos, químicos, biológicos e ecotoxicológicos. Nos pontos, são coletadas amostras para análises de parâmetros específicos na água e também nos sedimentos e na biota (fauna e flora) dos rios, a exemplo de compostos orgânicos, inorgânicos e metais.

Criação de banco de dados


Os resultados dos relatórios farão parte do Sistema Estadual de Informação de Recursos Hídricos e conterão os principais focos de poluição dos recursos hídricos estaduais decorrentes de fontes pontuais de poluição (esgoto sanitário e industrial e fontes difusas, como escoamento superficial, agrotóxicos, fertilizantes, dentre outros).

O Monitora vai criar um banco de dados sobre a qualidade das águas fluviais da Bahia para subsidiar a gestão dos recursos hídricos do estado e auxiliar na elaboração de planos das bacias hidrográficas, que têm como propósito reunir os aspectos qualitativos e quantitativos do uso das águas. O programa visa também correlacionar as condições das águas com as características de ocupação e uso do solo nas diferentes bacias.

mas/om

Comentários