Monitora - Juazeiro: concluída primeira Fase da coleta de água na Bacia do São Francisco

Os técnicos da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), autarquia da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e do Senai/Cetind, vinculado à Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), estarão no município de Juazeiro, amanhã (27), para coletar materiais das águas dos Rio São Francisco e Salitre. A ação faz parte do Programa Monitora que até 2010 vai avaliar, em uma iniciativa pioneira, a qualidade das águas dos 75 maiores rios baianos e seus afluentes.

A visita à Bacia do São Francisco é a última etapa da primeira fase do Programa Monitora, que já coletou materiais e catalogou características ambientais das bacias do extremo sul, Rio Pardo, Recôncavo Norte, Recôncavo Sul, Rio de Contas, Leste, entre outras. Os resultados das pesquisas serão divulgados no dia 28 de março deste ano.

Os relatórios das análises farão parte do Sistema Estadual de Informação de Recursos Hídricos e conterão os principais focos de poluição dos recursos hídricos estaduais, decorrentes de fontes pontuais de poluição, a exemplo do esgoto sanitário e industrial, bem como de fontes difusas, como escoamento superficial, agrotóxicos, fertilizantes, dentre outros.

O programa vai gerar um banco de dados sobre a qualidade das águas fluviais da Bahia para subsidiar a gestão dos recursos hídricos do estado e auxiliar na elaboração de planos de bacias hidrográficas. A idéia é reunir os aspectos qualitativos e quantitativos do uso das águas. O Monitora visa também correlacionar as condições das águas com as características de ocupação e uso do solo, nas diferentes bacias.

Amanhã, os trabalhos no Rio São Francisco começam logo cedo, próximo à ponte que liga a cidade à Petrolina, com visita aos pontos localizados em frente ao prédio da Fundação Nacional de Saúde, no bairro Angari, na estação de bombeamento da Codevasf (EB 01) e na Vila de Itamotinga.


mas/is

Comentários