2008-02-24

Programa Nacional de Plantas Medicinais recebe sugestões até 18 de março

Brasília - O Ministério da Saúde recebe, até o dia 18 de março, sugestões sobre o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Os interessados em participar da consulta pública, iniciada em dezembro, podem acessar a página do ministério na internet e enviar as contribuições.

O objetivo do programa é garantir o acesso seguro aos fitoterápicos e promover o uso racional de plantas medicinais. O texto básico para o recebimento de sugestões foi elaborado pelo Comitê Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

No entendimento dos especialistas, a população tem que ter acesso seguro a medicamentos fitoterápicos. Para isso, eles querem regulamentar o manejo sustentável de plantas medicinais, sua produção e cultivo, bem como a manipulação e a fabricação de fitoterápicos de acordo com suas especificidades de produção, garantia e controle de qualidade.

Outra ação prevê o incentivo à formação e à capacitação de recursos humanos para o desenvolvimento de pesquisas com plantas medicinais e fitoterápicos. A proposta é resgatar e valorizar o conhecimento tradicional sobre plantas usadas popularmente como remédios caseiros, além de apoiar projetos que valorizem esse conhecimento.

O estímulo à produção de fitoterápicos em escala industrial também está proposto, sendo que a idéia é incentivar a produção pelas indústrias farmacêuticas nacionais.

Lana Cristina
Repórter da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Arquivo


Ocorreu um erro neste gadget