Candomblé em evidência com o projeto "Terreiros do Brasil"

O assessor especial da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Jorge Carneiro, está em Salvador desde quatro de março para iniciar uma seqüência de visitas aos terreiros de candomblé tombados da cidade. Ele se reuniu, hoje (5), com o secretário estadual de Promoção da Igualdade, Luiz Alberto Santos. O objetivo é fazer um primeiro levantamento, no qual se inclui diagnóstico e registros fotográficos, voltados à implementação do seminário "Terreiros do Brasil", previsto para junho, em Salvador.

Para identificar as demandas que permitam a ação pública focada na promoção do reconhecimento e valorização das práticas e saberes da religião afro-brasileira, o seminário irá discutir a criação e implementação de políticas públicas e termos de cooperação que integrem governo, religiões afro-brasileiras e a sociedade civil.

Com chegada em Salvador, amanhã (6), o Subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Perly Cipriano, também integra a agenda do projeto Terreiros do Brasil, representando a Secretaria Especial de Direitos Humanos. Em pauta, haverá uma sessão de visitas às cinco comunidades religiosas do candomblé tombadas como patrimônio histórico, os terreiros do Gantois, Casa Branca, Ilê Axé Opô Afonjá, Bate Folha e Alaketu.

Bas/al

Comentários