Debate sobre o biodiesel traz especialista do governo federal

A primeira mesa de debates das Rodadas de Discussão sobre o biodiesel, promovidas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), traz, amanhã (4), o subchefe da Casa Civil da Presidência da República na área de Biodiesel, Energia, Transportes e Infra-Estrutura, José Honório Accarini. O economista (USP), membro da Comissão Executiva Interministerial e do Grupo Gestor do Biodiesel no Brasil, coloca em pauta, às 9h, no Bahia Othon Palace (Ondina), os “Problemas e desafios do setor de biodiesel no Brasil e sua inserção no mercado externo”.

Outro destaque do primeiro dia do ciclo de palestras é a apresentação do pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, Antônio Maria Bonomi, químico e doutor em “Chemical Engineering” (University of Minnesota).

Atuando na área de qualidade de combustíveis, Bonomi foi Superintendente de Qualidade de Produtos da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). Ele vem estudando as alternativas biotecnológicas para a transesterificação dos óleos vegetais e a produção, controle de qualidade e uso do biodiesel, tendo contribuído na discussão do lançamento do Programa Brasileiro. Sua apresentação será sobre “O Biodiesel como alternativa energética e a viabilidade técnica e econômica da produção em escala industrial”, às 13h30.

Confira programação completa das Rodadas de Discussão sobre “Biodiesel: inclusão social e desenvolvimento regional” no site www.sei.ba.gov.br. Mais informações: 71 3115-4728.



Pas/al

Comentários