Juceb lança novos dispositivos de segurança para evitar fraudes

Novos dispositivos de segurança semelhantes aos usados para as cédulas de dinheiro serão lançados pela Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), na próxima terça-feira (18), para evitar as falsificações de documentos expedidos pelo órgão. Só na Procuradoria Jurídica da Juceb, foram registrados, este ano, cerca de 40 casos de fraudes envolvendo certidões. Os documentos, que atestam o perfil da empresa, são exigidos, como pré-requisitos, por exemplo, em licitações, operações bancárias e, também, para prestar contas aos órgãos fiscais.

Segundo o presidente da Juceb, Afrísio Vieira Lima, os novos dispositivos de segurança implantados nos formulários das certidões, etiquetas e selos vão atestar a autenticidade dos documentos da Juceb. Todas as instituições que exigem das empresas as certidões do órgão serão notificadas sobre as mudanças nos documentos, agora expedidos pela Casa da Moeda.

“Vamos erradicar de vez as fraudes de quem quer atestar dados que não representam a real situação de uma empresa”, afirmou Vieira Lima. Os documentos serão lançados em solenidade na Governadoria. “Até lá, estarão guardados em cofres altamente seguros, embora seja praticamente impossível qualquer falsificação”, disse. O órgão investiu cerca de R$ 300 mil para a implantação das medidas.

Atualmente, cerca de 7 mil certidões são expedidas mensalmente pela Juceb. Os documentos reúnem informações diversas sobre a empresa, a exemplo do capital social, número de sócios e atividade. Antes, as certidões da Juceb eram emitidas em papel ofício comum, apenas com uma marca d’água.

Gjs/al

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