Municípios baianos vão receber 54 novas ambulâncias

A Bahia ganhou hoje (7) mais 54 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Com os novos veículos, o estado incorpora mais 25 municípios na cobertura do serviço e amplia de 14 para 39 as cidades assistidas, o equivalente a 44% da população baiana.

Ao todo, 6 milhões de pessoas em toda a Bahia vão poder contar com o atendimento. As ambulâncias foram doadas pelo Ministério da Saúde, em solenidade na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

Na oportunidade, foi anunciada também a liberação de R$ 11 milhões (recursos federais e estaduais) para implantação do programa QualiSUS na Bahia. Segundo o secretário da Saúde, Jorge Solla, a iniciativa busca modernizar e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).

“O programa contempla a melhoria no atendimento nas emergências, a aquisição de equipamentos e a reforma na estrutura física de seis unidades hospitalares na Bahia”, explicou o secretário. As unidades em questão são os hospitais Geral do Estado, Roberto Santos, Ernesto Simões, Batista Caribé, São Jorge e Menandro de Farias.

Das 54 novas ambulâncias, sete funcionarão em Salvador e 47 vão para o interior. Santa Maria da Vitória, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Guanambi e Bom Jesus da Lapa são algumas das cidades beneficiadas. “É com grande satisfação que a população da minha cidade recebe essa notícia, o que significa a oferta de um atendimento à saúde com qualidade e presteza para todos”, disse o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia.

Humanização

A entrega das ambulâncias fez o governador Jaques Wagner destacar o lado humano do serviço. “O paciente deve ser atendido como ser humano, em sua plenitude, pois o Samu atende seres humanos e não máquinas que necessitam de conserto”, disse.

Representando o ministro José Gomes Temporão, o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, José Carvalho de Noronha, seguiu a mesma linha de raciocínio do governador: “O Samu é um dos serviços mais valiosos, pois salva vidas”..


gdf/om

Comentários