Municípios discutem políticas de arquivos e bibliotecas

Os territórios de identidade de Irecê e de Piemonte da Diamantina (região de Jacobina) recebem entre amanhã (11) e sexta-feira uma comitiva formada por gestores e técnicos da Fundação Pedro Calmon, da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), para promoção de ações voltadas para arquivos públicos e bibliotecas municipais.

Dentre as atividades, haverá um encontro com secretários municipais de Cultura, que irão debater sobre as políticas do programa Pontos de Cultura (MinC/Secult) em suas regiões.

Amanhã, será inaugurado o Arquivo Público Municipal Hermenito Dourado, no município de Irecê, a partir das 19h. Já nos dias 12, 13 e 14, a cidade de Jacobina recebe o curso Gestão da Informação Aplicada aos Arquivos Municipais, voltado a estudantes e profissionais de arquivos daquela região.

Realizado pela Diretoria de Arquivos (Diarq) da Fundação Pedro Calmon, o curso será ministrado por especialistas, tendo como objetivo promover a melhoria do atendimento ao público e garantir a conservação dos acervos e a integração dos arquivos públicos municipais ao sistema de arquivos da fundação.

O Território de Irecê reúne os municípios de América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Ipupiara, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí e Xique-Xique.

O Território de Piemonte da Diamantina é formado por Caém, Capim Grosso, Serrolândia, Jacobina, Várzea Nova, Ourolândia, Umburanas, Mirangaba e Saúde.

Comentários