2008-03-12

Secretária de Estado Condoleezza Rice desembarca em Salvador nesta quinta-feira

A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, chega a Salvador nesta quinta-feira (13), para uma visita de dois dias, a convite do governador Jaques Wagner, quando conhecerá os projetos sociais desenvolvidos em parceria pela Companhia de Energia Elétrica da Bahia (Coelba), a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) e o governo da Bahia. O governador também vai lhe apresentar as iniciativas desenvolvidas na área do turismo étnico-afro entre Bahia e EUA, além da Agenda do Trabalho Decente.

Pela programação inicial do governo, Ministério das Relações Exteriores do Brasil e o Departamento de Estado norte-americano, Condoleezza Rice desembarcará na Base Aérea de Salvador por volta das 16h45 e, às 19h30, participará de um jantar fechado, oferecido pelo governador, no Hotel Pestana, juntamente com empresários baianos e norte-americanos, ministros de Estado brasileiros, o prefeito João Henrique, secretários do governo baiano, diplomatas e artistas.

Na sexta-feira (14) está prevista visita ao Museu da Coelba, no Centro Histórico de Salvador, onde serão apresentadas as parcerias com a Usaid. Depois, a comitiva segue para o Terreiro de Jesus. Por volta do meio dia, a secretária embarca para Santiago do Chile.

Trabalho decente

A Bahia se destaca pelo pioneirismo mundial na construção subnacional da Agenda do Trabalho Decente. Em junho deste ano, a Agenda Bahia do Trabalho Decente será apresentada na reunião anual da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra.

Ao lançar a agenda, em dezembro de 2007, o governador Jaques Wagner ressaltou que “só é possível o desenvolvimento econômico com desenvolvimento social e promoção da vida humana”. A Agenda Bahia incorpora o conceito de trabalho decente proposto pela OIT.

Turismo étnico-afro

Em agosto de 2007, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo, foi assinado um convênio entre o Governo do Estado e o Ministério do Turismo, destinando R$ 1.245.200,00 para o Programa de Ação do Turismo Étnico Afro da Bahia, durante os festejos da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte.

O convênio vai possibilitar o investimento em pesquisas, para a elaboração de políticas públicas voltadas para o turismo étnico afro, alem de ampliar os contatos com representações de empresários afros, para a construção de pousadas e hotéis voltados para esse segmento do turismo.

Em fevereiro deste ano, dirigentes da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e da Bahiatursa participaram, em Atlanta, Estados Unidos, de um encontro sobre turismo étnico-afro, com o objetivo de promover a Bahia como destino turístico, sendo agendadas algumas ações, como um fam trip com as 12 maiores agências desse segmento e um press trip com jornalistas e editores afro-americanos.

Gaf/is

Nenhum comentário:

Arquivo


Ocorreu um erro neste gadget