Tecnologia alternativa da CERB transforma água salobra em potável

A Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb) está participando até amanhã (29), no Parque da Cidade, de uma programação especial para celebrar o Dia Mundial da Água, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Superintendência de Recursos Hídricos (SRH).

Dentro das atividades integradas oferecidas pela Semarh e SRH, o público terá acesso às tecnologias alternativas como dessalinizador com chafariz eletrônico utilizado pela Cerb, no semi-árido baiano, destinado à melhoria da vida das comunidades rurais.

Os visitantes serão informados sobre o funcionamento do dessalinizador, que transforma água salobra em potável, acoplado ao chafariz eletrônico, e disponibiliza 20 litros dessa água a partir da colocação de uma ficha no valor de R$ 0,20. A inovação representa um incentivo ao não-desperdício da água.

O uso desses equipamentos permite a retirada do sal da água captada nos poços tubulares. O processo se dá por meio de osmose reversa, que torna a água salobra em potável. Os equipamentos são compostos de membranas especiais impermeáveis, permitindo reter 98% dos sais dissolvidos e microorganismos

De acordo com o presidente da Cerb, Cícero Monteiro, as soluções para a questão do abastecimento de água variam de acordo com cada região do estado. Em alguns casos, o uso de tecnologia alternativa foi o ponto de partida encontrado pela empresa para resolver o problema de muitas localidades, onde poços com água salobra inviabilizava o seu aproveitamento para o consumo humano e animal. Uma das alternativas foi a instalação de dessalinizadores.


mas/is

Comentários