2008-04-25

Cerb mostra na Expoagri de Irecê tecnologia que transforma água salobra em potável

Com o objetivo de demonstrar tecnologias alternativas utilizadas no fortalecimento da agricultura, a Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb), empresa da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, participa, até domingo (27), da 10ª Exposição Agropecuária (Expoagri), em Irecê.

No estande da Cerb, o público está conhecendo como funciona o dessalinizador, que transforma água salinizada em potável, acoplado ao chafariz eletrônico, disponibilizando 20 litros de água potável a partir da colocação de uma ficha no valor de R$ 0,20.

A inovação representa um incentivo ao não-desperdício. Muitos poços tubulares, quando perfurados, apresentam água salinizada, o que é comum na região do semi-árido baiano. A Cerb foi pioneira no Nordeste na utilização de dessalinizadores, permitindo a transformação de água salobra em água potável.

Quando a empresa é solicitada pelas comunidades é feito um estudo de viabilidade para a perfuração do poço, analisando o custo/benefício. Técnicos da empresa fazem um diagnóstico do solo, informando se a área é propícia para o desenvolvimento do projeto. A empresa utiliza tecnologias adequadas à realidade de cada região.

Durante os dias da 10ª Expoagri, técnicos do Núcleo Regional da Cerb, em Irecê, apresentam para o público as alternativas tecnológicas para a convivência do homem do campo com a seca, além da importância dos sistemas de abastecimento de água construídos pela companhia, na zona rural.

A Expoagri, realizada anualmente pela Associação dos Pecuaristas de Irecê, acontece desde quinta-feira (24), no Parque de Exposições do município e conta com a presença de diversos produtores,criadores e expositores.


mas/is

Nenhum comentário:

Arquivo


Teste sua Memória