Copa do Sertão começa sábádo com 16 municípios do território de Irecê

A 1ª Edição da Copa do Sertão, que envolve 16 municípios da microrregião de Irecê, começa neste sábado (12). A competição é promovida pela Sudesb com apoio da FBF. O jogo de abertura entre Ibititá x Barra do Mendes começa às 15h30 no Estádio Ageu Bastos. Domingo, a rodada ficará completa com os seguintes jogos: Barro Alto x Ibipeba; Canarana x América Dourada; Cafarnaum x João Dourado; Itaguaçu x Jussara; Presidente Dutra x Xique-Xique ; e Central x Uibaí.

“Estamos promovendo estas competições de futebol como forma de inclusão social e agora, com o lançamento da Copa do Sertão, serão três em andamento incluindo as copas do Jacuípe e do Caju”, disse o Diretor Geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares da Silva (Bobô). “Em fase de desenvolvimento estão sendo preparadas as Copas da Laranja e do Recôncavo e, por último, a 2ª edição da Copa 2 de Julho que vai trazer equipes nacionais e internacionais para o nosso Estado”, completou

Ainda segundo Bobô, o fator primordial que justifica a realização destes eventos pelo Governo do Estado é a contribuição de cada uma das competições, como fato gerador de ocupação e renda; a divulgação dos municípios e seu potencial; além de proporcionar a integração entre as comunidades, impulsionada pela forma de disputa com jogos de ida e volta entre as equipes.

As três copas de futebol vão envolver diretamente quase mil pessoas entre atletas, árbitros e dirigentes esportivos. Quando as outras três entrarem em disputa serão ainda mais mil pessoas envolvidas, o que prova o acerto do programa Dimensão Social do Esporte e Lazer, que tem entre outras ações a qualificação de árbitros e dirigentes esportivos, por meio de cursos ministrados por técnicos da Sudesb.

Na disputa do título inédito da Copa do Sertão estarão 16 equipes, divididas em quatro grupos: Ibititá, Barra do Mendes, Barro Alto e Ibipeba (Grupo 1); Canarana, América Dourada, Cafarnaum e João Dourado (Grupo 2); São Gabriel, Jussara, Itaguaçu e Irecê (Grupo 3); Presidente Dutra, Xique-Xique, Central e Uibaí (Grupo 4). Os jogos serão realizados na fase preliminar, no sistema de ida e volta, e em toda competição serão 74 partidas até o dia 12 ou 13 de julho, quando a seleção campeã será conhecida.

Tas/al

Comentários