Idosos da Bahia têm vacina no dia 22, terça-feira

Com o objetivo de vacinar, contra gripe, aproximadamente um milhão de pessoas com idade a partir de 60 anos, a Secretaria da Saúde do Estado, por meio do Programa Estadual de Imunização, dará início na próxima terça-feira (22), a mais uma campanha de vacinação contra influenza.

Durante a campanha, que acontece pelo décimo ano consecutivo e prossegue até o dia 9 de maio, a Sesab também disponibilizará, para serem aplicadas de forma seletiva, as vacinas contra difteria e tétano (dupla adulto), indicada para iniciar ou completar o esquema vacinal da população alvo (a partir de 60 anos) e a vacina contra pneumococo, indicada para pessoas asiladas ou hospitalizadas, principalmente diabéticos, pneumopatas, cardiopatas e outros que não tomaram a vacina nos últimos cinco anos.

A partir de terça-feira, as vacinas estarão sendo administradas nos postos e centros de saúde dos municípios. No sábado (26), Dia Nacional de Vacinação, a vacina também estará disponível nas unidades de Saúde da Família, em postos instalados em locais de grande concentração de pessoas e em postos volantes, totalizando cerca de 7.500 pontos de vacinação.

Conforme dados do Ministério da Saúde, desde o início das campanhas houve uma queda significativa nas hospitalizações por pneumonias e doenças bronco-pulmonares crônicas na população alvo da vacinação. A gripe é uma doença infecto-contagiosa, causada pelo vírus influenza e transmitida pessoa a pessoa através das vias aéreas. A gripe pode ser prevenida por vacina, tem sintomas mais intensos e é contagiosa, podendo provocar surtos epidêmicos e levar até à morte.

Engajada na 10ª Campanha de Vacinação do Idoso, a 28ª Diretoria Regional de Saúde, com sede em Senhor do Bonfim, fará nesta sexta-feira (18), a partir de 9 horas, no Clube 25 de Janeiro, o lançamento oficial da campanha, com a participação de autoridades locais, profissionais de saúde e grupos de idosos, que pretendem alertar a população para a importância da vacina.

Sas/al

Comentários