Jorge Solla anuncia inauguração de novos hospitais entre os quais o de Irecê

A ampliação do Hospital Geral do Estado (HGE), que ocupará a área onde hoje funciona a Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (EFTS), foi anunciada na manhã de hoje (10) pelo secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, durante a comemoração dos 18 anos da unidade hospitalar. O secretário explicou que o Ministério da Saúde financiará as obras de recuperação de uma área da antiga Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus, que abrigará a EFTS, possibilitando que o espaço hoje ocupado pela escola seja destinado à ampliação do HGE.

Durante a solenidade, Solla anunciou também que, ainda esse ano, a Sesab inaugura três novos hospitais - em Juazeiro, Santo Antônio de Jesus e Irecê -, e dá início à construção de mais dois - o Hospital da Criança, em Feira de Santana, e o Hospital Geral do Subúrbio, em Salvador. “Temos 27 obras já iniciadas ou próximas de serem iniciadas, por meio da da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), e mais cerca de 35 obras sendo realizadas pela própria Sesab”, disse o secretário.

Também foi inaugurada a nova enfermaria de ortopedia da unidade, dotada de 28 leitos, e disse que o hospital chega à maioridade com boas perspectivas de crescimento. Projetos para aumentar a capacidade de estacionamento e de um heliporto já estão em andamento.

O governador Jaques Wagner enviou mensagem parabenizando a equipe do HGE pelos 18 anos de funcionamento e ressaltou melhorias já implantadas pelo atual governo na unidade, a exemplo do serviço de diálise para pacientes internados na UTI e duas novas enfermarias - a cirúrgica e a intermediária, esta última uma espécie de semi UTI, para acolhimento de pacientes recém saídos da UTI -, além da enfermaria inaugurada hoje.

Urgência e emergência


Caracterizado como de alta complexidade e especializado em urgência e emergência em trauma, o HGE foi construído para substituir o Hospital Getúlio Vargas (HGV), antigo Pronto Socorro, que durante 50 anos prestou assistência à saúde em urgência e emergência. São cerca 2 mil funcionários, uma média de 80 mil pacientes atendidos por ano, 240 leitos de internação, distribuídos em oito enfermarias, e mais 32 leitos de UTI e em torno de 700 cirurgias/mês.

O Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), com 42 leitos, é referência para todo o estado. O HGE conta, ainda, com o serviço de atendimento a pacientes com traumatismo raqui-medular (TRM), e o serviço de cirurgia de mão, que no ano passado realizou 2 mil procedimentos cirúrgicos e tem o reconhecimento da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão.

Sas/al

Comentários