2008-04-23

Marketing vai transformar o São João da Bahia em produto turístico nacional

Cerca de R$ 3 milhões vão ser investidos pelo governo estadual em campanhas de propaganda, divulgação e marketing para transformar o São João da Bahia em produto turístico nacional. O lançamento será no dia 6 de maio, em São Paulo, com uma grande festa junina que reunirá 1,5 mil agentes de viagem, operadores de turismo, dirigentes do setor hoteleiro e de companhias aéreas, jornalistas e trade turístico.

O conceito da campanha é o de que o São João da Bahia é a maior festa regional do Brasil, porque acontece simultaneamente em 417 municípios, com festas pequenas, médias e grandes. Não há um só município em que, num distrito ou bairro, não se acenda uma fogueira e não se faça um arrasta-pé ao som da sanfona, da zabumba e do triângulo.

Em mais de 100 municípios, as prefeituras promovem festas com palanques e atrações musicais e há pelo menos 20 grandes festas, com grandes bandas em grandes palcos convivendo com o forró pé-de-serra. A estratégia é aumentar o poder emissivo de Salvador e das grandes cidades para o interior, trazer o interior para o Arraiá da Capitá, em Salvador, e também para Ilhéus e Porto Seguro, onde há concentrações hoteleiras, e trazer o Brasil para a Bahia.

“A idéia é genial”, afirmou Luiz Blanc, representante da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Seção Bahia. As manifestações de apoio se sucederam nesse mesmo tom durante a reunião do Fórum Estadual de Turismo, na última sexta-feira (18), no Centro de Convenções da Bahia.

“O São João sempre foi uma grande e tradicional festa. Na verdade, a maior festa regional do Brasil. Mas nunca foi tratado como um produto turístico que deve estar ao alcance de todo o país”, afirmou o secretário de Turismo, Domingos Leonelli. Para a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, a promoção nacional do São João da Bahia é uma resposta criativa ao problema da baixa estação, que tem seu ponto mais negativo em junho.

Festa movimentou mais de R$ 500 milhões

Segundo Leonelli, em 2007, o interior da Bahia movimentou mais de R$ 500 milhões em atividades juninas. No segundo trimestre, houve um grande crescimento no consumo de produtos em relação ao primeiro trimestre do ano. O setor de vestuário vendeu 13% mais, a comercialização de produtos de farinha cresceu 56%, manteiga 27% e alimentos prontos 33%. “O São João movimenta o comércio informal, onde os moradores vendem canjica, bolo e licor, e isso faz circular o dinheiro, criando um círculo produtivo gerador de renda”, explicou o secretário.

O São João baiano é bem maior que os de Pernambuco (Caruaru) e Paraíba (Campina Grande). É na Bahia que se vendem mais CDs e DVDs dos grupos de forró. Em apenas um dia acontecem 2,6 mil shows no estado, com 7 mil horas de forró, 1,7 mil viagens de ônibus e deslocamento de 300 mil carros. A festa gera mais de 5 mil empregos.

Programação em Salvador

Apesar do foco no interior, Salvador terá sua festa junina. De 30 de maio a 1º de junho, acontece o Arraiá do Galinho, com músicas, bebidas e comidas típicas, além de concurso de quadrilhas juninas. O Arraiá da Capitá também estará de volta nos dias 6, 7 e 8 de junho, onde as prefeituras do interior estarão com suas barracas divulgando o São João de seus municípios.

De 13 a 24 de junho, a festa continua com o Arraiá de Todos Nós, promovido pelo governo estadual no Centro Histórico, que deve dar continuidade à Trezena de Santo Antônio, que começa no dia 1º. Camaçari também terá seu São João, o CarnaForró, com grandes shows musicais, e deve ser incluído como parte dos pacotes de viagem destinados a Salvador. Finalmente, Sauípe faz uma grande festa de São João.

Campanha na mídia


Para fortalecer ainda mais o São João, a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) acertou com a operadora de viagens CVC uma parceria para o fornecimento de pacotes com preços atrativos, porque São Paulo é o maior mercado emissor de turistas para a Bahia.

Para cada página de publicidade sobre a Bahia veiculada em jornais paulistas, a CVC publicará outra página vendendo os pacotes turísticos promovidos pela empresa. Já está prevista a publicação de um anúncio de página dupla no jornal Folha de S. Paulo, para demonstrar por que o São João da Bahia é a maior festa regional do Brasil.

A publicidade do São João baiano também será veiculada na TV Globo, nas praças de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Vitória e Maceió, com um total de 138 inserções. Também nacionalmente na MTV, com 156 inserções. Serão filmes de 30 segundos cada, que serão exibidos de 20 de maio a 18 de junho.

O tema musical da campanha ficará a cargo do Trio Nordestino, que está completando 50 anos. O grupo cantará o jingle Cair na Brincadeira, que no primeiro trecho diz: “Vem amor, vem cair na brincadeira, brincar a noite inteira até o dia clarear”.


uaf/om

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