Segurança pública da Bahia vai ter tecnologia de ponta e delegacia virtual

O plano emergencial para a Segurança Pública foi apresentado nesta quarta-feira (30), pelo secretário César Nunes, durante audiência pública realizada na Assembléia Legislativa, promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública. Foram anunciadas ações de modernização, reaparelhamento, renovação da frota de veículos e a ampliação do efetivo, com a nomeação de 3.200 policiais militares e 161 policiais civis até o final do ano, entre outras medidas.

O secretário fez uma breve análise da criminalidade e da estrutura que a SSP dispõe, destacando a importância da integração das polícias Civil e Militar, como também do Departamento de Polícia Técnica, para a redução dos índices negativos. “No primeiro momento, a capacitação dos servidores e a renovação dos recursos materiais são os focos prioritários”, ressaltou.

Tecnologia de ponta

“Novas viaturas, com sistema de monitoramento GPS, serão adquiridas com gestão terceirizada. Ou seja, quando apresentarem qualquer tipo de problema serão imediatamente trocadas por outras em perfeitas condições de uso”. Os veículos também contarão com moderno sistema de comunicação, podendo acionar outra viatura em qualquer município baiano.

Esse serviço faz parte do Sigip, um sistema de informação com tecnologia de ponta, visando uma maior eficiência operacional e logística da polícia, que possibilita um melhor atendimento às demandas da sociedade. “As informações serão centralizadas, facilitando o planejamento de ações conjuntas”, assegurou o secretário. Ele acrescentou que o projeto inclui também a instalação de 18 servidores de dados, equipamento de informática, redes de dados e a capacitação técnica de usuários.

Delegacia virtual

César Nunes anunciou ainda a modernização do Departamento de Polícia Técnica (DPT), com a construção de seis centros forenses no interior do estado e a implantação do sistema de identificação criminal (Afis), com a criação de um amplo banco de dados, como já acontece na Polícia Federal. “Precisamos dar mais atenção à cena do crime. Pretendo criar um Departamento de Homicídios, com equipe forense”, destacou Nunes.

Outra novidade apresentada para esse ano é a criação da Delegacia Virtual. Através do site da SSP (www.ssp.ba.gov.br) a população poderá prestar queixa de perda de documentos e notificar pessoas desaparecidas.


Nas/al

Comentários