"A Alma da Bahia" uma exposição com fotos sobre a cultura afro-brasileira

Com a exposição A Alma da Bahia, que reúne fotos sobre a cultura afro-brasileira, foi aberta, ontem(12) à noite, no Museu de Arte Moderna (MAM) a Semana Nacional dos Museus. Até o dia 18, os apreciadores da arte terão acesso gratuito aos museus de todo o país. Na Bahia, a iniciativa do Ministério da Cultura conta com o apoio da Secretaria da Cultura, por meio do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural (Ipac).

Na mostra do MAM estão em destaque o trabalho da fotógrafa e antropóloga italiana Patrízia Giancotti. São mais de 80 fotos que retratam a influência africana no povo, nas manifestações culturais, no cotidiano e nas belas paisagens da Bahia. “Muitas vezes, o próprio baiano não tem noção da sua beleza única”, diz a artista, que morou na Bahia durante dez anos, tendo pisado em terras baianas pela primeira vez em 1993.

“Ela captou como ninguém a essência da nossa terra”, disse a agente de Marketing Hilda Ferreira, que foi conferir o lançamento da exposição no MAM. Só no MAM, a programação da Semana Nacional dos Museus prossegue na Bahia com outras exposições e eventos diversos, como workshops e coletivos artísticos.

“Vamos fortalecer em todo o país os museus não apenas com mais segurança, mas promovendo atrações que promovam uma interação com o público”, explicou o secretário-executivo do Ministério da Cultura, o baiano Juca Ferreira. “A Bahia com seus ricos museus é uma das nossas fortes atrações, daí porque foi escolhida para a abertura oficial da semana nacional”, explicou.


Cjs/al

Comentários