Argentinos vêm conhecer o São João da Bahia

A exemplo do que aconteceu em São Paulo, no dia 6 deste mês, o São João da Bahia também será lançado em Buenos Aires - com festa e comidas típicas - como produto turístico. Promovido pela Thesys Tour Operator, a maior agência de viagens da Argentina, o evento acontecerá no dia 12 de junho, no Sheraton Libertador Hotel, e contará com a participação de 500 pessoas, das quais 300 são agentes de viagens, operadores e dirigentes argentinos do setor de turismo.

A Thesys e o comitê Visit Brasil - ligado à Embaixada brasileira na Argentina - vão convidar o governador Jaques Wagner para participar do lançamento, que terá ainda as presenças do secretário de Turismo, Domingos Leonelli, e da presidente da Bahiatursa, Emília Silva.

O jantar de encerramento acontecerá no Monumento Histórico da Cidade de Buenos Aires, museu fundado em 1906, cujo projeto foi elaborado pelo mesmo arquiteto criador da Torre Eiffel, em Paris, e que está localizado no bairro histórico de Santelmo.

Leonelli e Emília se reuniram, na segunda-feira (19), com o gerente geral da Thesys, José Maria Jaroslavsky, e com a presidente da Brazil International Service (BIS), Lúcia Bichara, na Setur, para definir os últimos detalhes da operação. “Elaboramos uma estratégia para a recuperação do mercado argentino e também para enfrentar a sazonalidade negativa do mês de junho para a hotelaria baiana. Os operadores Thesys e seus parceiros locais já estão anunciando um pequeno fluxo de turistas para o São João da Bahia, mas o principal é o investimento que está sendo feito para os próximos anos”, afirmou o secretário.

Novos vôos

Paralelamente ao lançamento, a Setur e Bahiatursa anunciarão um conjunto de novos vôos charters ligando a Argentina com a Bahia, no período de julho deste ano a abril de 2009. “Vamos levar à capital argentina um grupo de forró para animar a festa, já que se trata do primeiro lançamento internacional do São João da Bahia. Na ocasião, anunciaremos os acordos fechados para a vinda de novos vôos da Argentina para o estado”, informa a presidente da Bahiatursa. O próximo lançamento será em Porto (Portugal), cidade que também tem uma longa tradição nos festejos juninos.

Segundo o gerente da Thesys, esta será a 9º edição da festa que a empresa promove anualmente, em junho, para comemorar a parceria com a Bahia. “Nós trabalhamos o Brasil com exclusividade, sendo que a Bahia representa 70% nos negócios com os brasileiros. Trata-se, sem dúvida, de nosso carro-chefe. Trazemos, em média, 400 turistas argentinos por mês para a Bahia”, afirma Jaroslavsky. Foi a empresa argentina que fez o primeiro vôo internacional fretado para o Aeroporto de Porto Seguro, em junho de 1997.

Do total de argentinos que vêm à Bahia, 70% são oriundos da Província (Estado) de Buenos Aires, 15% da Província de Santa Fé e 15% da Província de Córdoba. “Este ano, pretendemos aumentar o fluxo de turistas, oferecendo pacotes com preços bem atrativos, e vamos dedicar especial atenção ao pessoal da terceira idade”, diz o gerente. A sua pretensão é implantar uma Casa da Bahia na Argentina, para ativar os negócios e divulgar a tradição, cultura e o turismo da Bahia.

uas/is

Comentários