Atividade empresarial de Jacobina Bahia será beneficiada com capacitação

O Promo-Centro Internacional de Negócios da Bahia, vinculado à Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado, realiza até esta sexta-feira (16), em Jacobina, o Programa Oficina Itinerante de Comércio Exterior. O objetivo é levar aos empresários do interior informações sobre o processo de exportação e as ferramentas de apoio ao comércio exterior às cidades com potencial exportador.

O programa, que visa capacitar empresários para atuação no comércio internacional, por meio da apresentação dos trâmites do comércio exterior, conta, nesta edição, com o apoio da Prefeitura Municipal de Jacobina, do Banco do Brasil, dos Correios, do Sebrae Jacobina e da Associação Comercial de Jacobina.

Lançado pelo Promo, em 2004, já capacitou cerca de 530 empresários, na capital e no interior, e a meta para 2008 é beneficiar mais 140. Durante cada oficina são formados grupos, em média, de 20 a 30 empresários que participam de reuniões com despachantes aduaneiros, peritos em seguro internacional, especialistas em logística, mecanismos de financiamento e fomento às exportações, transporte internacional, estratégias de análise e prospecção de mercado e promoção comercial.

Segundo o superintendente do Promo, Ricardo Saback, a iniciativa das oficinas surgiu da necessidade que os próprios empresários tinham de saber passo a passo tudo que é necessário para efetivar uma exportação. Além disso, da percepção do Promo, que atua desde 1970 no fomento do comércio exterior da Bahia, de que diversas empresas com grande potencial exportador deixam de fazer bons negócios porque desconhecem os trâmites práticos e burocráticos de um processo de exportação.

ias/is

Comentários