Atletas paraolímpicos da Bahia trazem medalhas de Berlim

Quatro atletas paraolímpicos da natação baiana – Marcelo Collet, Mônica Veloso, Ronaldo Santos e Verônica Almeida –, todos participantes do Programa FazAtleta, do Governo do Estado, participaram do Campeonato Internacional de Natação Paradesportiva (Internationalen Deutschen Meiterschaften in Shwimmen der Bechinderteer), em Berlim, Alemanha, entre 22 e 25 deste mês, e retornaram com quatro medalhas.

Mônica Veloso trouxe duas medalhas de ouro nos 400 metros nado livre e 100 metros nado peito e uma medalha de prata nos 100 metros costas, na Categoria Máster, enquanto Marcelo Collet, uma medalha de prata na prova dos 4 por 50 revezamento medley paraolímpico.

De 5 a 8 de junho, a equipe paradesportiva da Bahia participa do Circuito Brasileiro Loterias Caixa Brasil Paraolímpico, em Uberlândia (MG). “Esta vai ser a última prova antes das Paraolimpíadas em Pequim, que determinará a Seleção Brasileira que vai representar o país”, disse Mônica Veloso.

As provas foram realizadas em um dos complexos esportivos mais modernos do mundo – o Europa Sportpark Berlin SSE –, com a participação de mais de 390 atletas de 42 delegações internacionais. O Brasil participou com 35 atletas.

Como novidade, este ano foram premiados atletas na Categoria Máster Paraolímpico, sempre com classe aberta, o que motivou e incentivou os atletas portadores de deficiência de todo o mundo a participar, tornando-se uma iniciativa inédita em campeonatos paradesportivos.

tas/om

Comentários