Beneficiários do Planserv têm encontro Encontros na microrregião sul


O Planserv está registrando mais um importante avanço no seu programa de visitas, apresentações e interação com os usuários da assistência no interior do estado. Nesta quarta-feira (14), em reunião a partir das 9h, no Colégio Estadual de Ilhéus, será a vez dos beneficiários de Ilhéus receberem a visita da equipe da Coordenação de Relacionamento com Beneficiários e Prestadores (CRBP) do órgão.

Eles vão participar de palestras sobre as ações que estão sendo adotadas para melhorar a qualidade dos serviços prestados e manter o equilíbrio financeiro alcançado ao longo desses 16 meses de gestão. O programa de visitas, que na semana passada levou a equipe Planserv ao município de Feira de Santana, vai alcançar, até outubro, todos os municípios-sede de microrregiões.

Na quinta-feira, a programação acontecerá em Itabuna, começando às 9h, no auditório do Sindicato dos Professores, na Praça Getúlio Vargas. No dia seguinte (16), em Jequié e região, em local a ser definido.

As visitas fazem parte de um conjunto de ações da Secretaria da Administração (Saeb) e da coordenação-geral do Planserv para fortalecer a aproximação com os beneficiários, dando–lhes condições de opinar, sugerir e contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento.

Esses encontros são também uma oportunidade para levar informações sobre os avanços conquistados pela nova gestão do Planserv e os novos projetos a serem implementados, fazer esclarecimentos relativos às dificuldades enfrentadas pelo mercado de saúde suplementar, especialmente no interior, e ouvir avaliações sobre a rede de prestadores nos locais visitados.

Primeira parada

Com grande participação dos servidores públicos estaduais e contribuições apresentadas por beneficiários do plano, a primeira parada do programa de visitas do Planserv foi realizada em Feira de Santana, no final da semana passada. Na abertura do encontro, o coordenador de Relacionamento com os Beneficiários e Prestadores do Planserv, Luís Henrique Brandão, fez uma breve apresentação sobre os avanços obtidos pela atual gestão do plano e destacou os principais projetos que já começaram a ser implementados em 2008.

Ele destacou uma série de ações positivas, a exemplo da transferência para a internet do processo de autorização de todos os exames de imagem e parte dos procedimentos realizados em ambulatório, por meio do projeto chamado Autorização 100% web, com a conseqüente e significativa redução dos prazos de resposta. Além disso, 55 procedimentos, cuja autorização obedecia a uma lenta fila de agendamento, passaram a ser liberados imediatamente, aumentando o acesso a exames e cirurgias.

O coordenador falou ainda sobre o credenciamento, que já lançou seis editais, com ampla divulgação, para diversos serviços de saúde em todo o estado. Ele ressaltou que esse tipo de processo de contratação é objetivo e transparente, pois todos os prestadores que atendem aos requisitos estabelecidos nos editais são credenciados sem qualquer tipo de interferência ou escolha subjetiva.

Ao final do encontro, Brandão afirmou que a grande presença dos servidores é o que transforma esse programa de visitas numa experiência exitosa. “No encontro estimulamos a realização de um amplo debate, convidando os beneficiários a se expressarem dentro do atual entendimento do Governo do Estado de que governar é compartilhar poder e dialogar com a sociedade”, disse.

Transparência

A diretora da APLB – regional Feira de Santana, Marleide Oliveira, também avaliou positivamente a iniciativa dos encontros regionais por criar um espaço democrático, no qual os servidores podem discutir, avaliar e colaborar para a definição de ações em prol da melhoria da qualidade da assistência.

O coronel Nascimento, comandante do Batalhão de Feira, comunga da mesma opinião da professora e destacou que todas as vezes em que precisou do Planserv, sobretudo nos atendimentos de alta complexidade, sempre foi bem atendido. “Merece elogios essa postura transparente do Planserv de mostrar disposição em ouvir a opinião dos beneficiários. Este é o segundo evento que a coordenação do plano realiza, nessa gestão, aqui em Feira”, acrescentou a servidora Maria Raimunda, que trabalha no Hospital Geral Clériston Andrade.

Cronograma de visitas*

Data

Região

Município

Nº de beneficiários





14 a 16/05

Sul

Ilhéus/Itabuna/Jequié

46.481

12/06

Sudoeste

Vitória da Conquista

29.903

11/07

Norte

Juazeiro

20.227

15/08

Centro

Irecê

16.386

12/09

Oeste

Barreiras

8.975

8 a 10/10

Extremo Sul

Eunápolis

7.884

*Importante: as datas podem sofrer alterações a depender da disponibilidade das lideranças sindicais e prestadores locais. Caso isso ocorra, os beneficiários serão informados com a máxima antecedência possível.

Comentários