Centro Administrativo da Bahia faz pente-fino para evitar a dengue

Toda a área externa do Centro Administrativo da Bahia (CAB) está sendo limpa, desde os estacionamentos até as encostas e áreas verdes. A iniciativa Sucab Cuidando do CAB para Você faz parte da campanha Todos Contra a Dengue e é o resultado da parceria entre a Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), as Voluntárias Sociais e a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

O CAB possui uma área total de quase 205 hectares, sendo 4,19 hectares de espelhos-d’água e córregos, 62,7 de áreas verdes ajardinadas e 81 hectares de área verde de preservação. Nesse espaço, há 180,5 mil metros quadrados de área construída, com 31 prédios que sediam 45 órgãos públicos, entre eles a Governadoria, o Tribunal de Justiça e a Assembléia Legislativa. No local, trabalham mais de 15 mil pessoas, entre funcionários públicos, contratados e terceirizados.

“Se esse espaço não for bem cuidado, tem grande chance de se tornar um foco da dengue”, disse a bióloga da Sucab, Conceição Borba. Ela afirmou que, para evitar que isso aconteça, até 27 de junho, 35 servidores vão estar se dedicando à limpeza do local.

“Mas a limpeza somente não basta. Estamos também fazendo um trabalho de conscientização do servidor e das comunidades em volta do Centro Administrativo”, afirmou Conceição.

Uma dessas ações de conscientização é a palestra que será realizada na próxima sexta-feira (9) para os alunos do Colégio Estadual Bolívar Santana. “Tanto os servidores como a comunidade serão multiplicadores das informações, depois de orientados”, explicou a bióloga.

Ela lembrou que esse trabalho está sendo intensificado por causa da dengue, mas que já existe uma rotina de limpeza do CAB, inclusive com coleta seletiva de lixo, por meio do programa Recicla CAB. E disse que, entre janeiro e dezembro do ano passado, foram recolhidas mais de 1,5 mil toneladas de lixo convencional e 266 toneladas de lixo reciclável.


hrr/om

Comentários