Chapada Diamantina - Bahia recebe caminhões de combate a incêndios

Quatro caminhões de tecnologia avançada foram entregues sábado (17), no município de Lençóis, pelo governador Jaques Wagner à Chapada Diamantina para combater incêndios. Os veículos – que juntos representam um investimento de R$ 10 milhões – vão equipar o 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros.

Na visita ao município, Wagner inaugurou também a Avenida Senhor dos Passos – reestruturada com recursos dos governos federal e estadual – e anunciou a construção de uma quadra poliesportiva e dos aterros sanitários de Lençóis, Palmeiras e Ibiqüera.

Os caminhões contam com uma aparelhagem moderna que permite o combate aos focos de incêndio nas margens da BR-242, muito comuns no período de estiagem, que começa em setembro.

Para Erasmo Bagio, 40 anos, que coordena uma das 14 brigadas voluntárias da região, os equipamentos serão de fundamental importância para impedir o avanço do fogo nas áreas de floresta. Segundo ele, os incêndios prejudicam tanto o meio ambiente – com a devastação na fauna e na flora – como as atividades econômicas, “principalmente nos municípios que dependem da atividade turística”.

Wagner afirmou que desde o período em que trabalhava no Pólo Petroquímico de Camaçari contribuía para minimizar os impactos do fogo na Chapada. “Doávamos luvas e outros objetos e hoje, como governador, tento contribuir ainda mais para a preservação deste local”, disse.

A Avenida Senhor dos Passos está de cara nova, depois das intervenções que custaram R$ 1,5 milhão, com recursos do Programa Monumenta, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e contrapartida do governo baiano.

O trecho de 1,7 quilômetro que liga a entrada da cidade a ruas e becos, onde estão localizados pousadas e estabelecimentos comerciais, conta agora com novo calçamento, iluminação, dois quiosques e uma praça com bancos feitos com madeira de reflorestamento. O local possui também um chafariz e postes de iluminação.

O comerciante Marcus Viana, 30 anos, explicou que a avenida era “um péssimo cartão-postal em plena entrada da cidade, que deixava uma impressão de abandono, mas agora temos orgulho de morar aqui”.

Além da Avenida Senhor dos Passos, o Programa Monumenta investe recursos na recuperação de casas e prédios públicos e privados do século 19.

A região vai contar com três aterros sanitários para tratamento do lixo, contribuindo para a preservação ambiental. Três terrenos já foram desapropriados em Lençóis, Palmeiras e Ibiqüera.

O governador lembrou ainda que a região vai ganhar um hospital, recuperação de estradas e investimentos no programa estadual de microcrédito (CrediBahia).

Conservação de sítios arqueológicos


Na visita a Lençóis, Wagner participou da abertura do I Fórum de Patrimônio Material da Bahia. O encontro reúne representantes dos governos federal e estadual, além de 220 prefeitos de municípios baianos, para discutir a conservação do patrimônio arqueológico, paleontológico e arquitetônico de diversas regiões do estado.

O secretário estadual de Cultura, Márcio Meirelles, destacou a importância de dar visibilidade aos patrimônios tradicionais regionais, como as manifestações culturais, os sítios arqueológicos e as construções antigas.

A fala do secretário foi reforçada em discurso pelo governador, que defendeu a harmonia dos novos projetos com os antigos equipamentos culturais. “Um povo sem tradição é um povo sem futuro”, disse.

Já o ministro interino da Cultura, Juca Ferreira, fez uma convocação aos prefeitos presentes ao seminário. “Fiquem atentos aos editais do Ministério da Cultura e inscrevam projetos para manter vivas as tradições regionais”, afirmou.


ggc/om

Comentários