ciência, tecnologia e inovação são discutidos em Audiência Publica, na Bahia

A política baiana para ciência, tecnologia e inovação será discutida nesta quarta-feira (13), em audiência pública na Assembléia Legislativa. A partir das 10h, na sala Deputado Jairo Azi, o secretário Ildes Ferreira debate os rumos do setor com deputados da Comissão de Infra-Estrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da AL.

A audiência pública sobre CT&I faz parte de um ciclo de audiências realizado pela comissão com o objetivo de levar o Executivo estadual a expor os planos estratégicos de desenvolvimento para a infra-estrutura da Bahia.

A estratégia de desenvolvimento da CT&I na Bahia envolve articulação com comunidade científica, empresariado, parlamentares, academia e sociedade civil organizada, que participaram das Conferências Territoriais e Estadual. O plano inclui instrumentos de tecnologia de ponta – como o Parque Tecnológico – e ferramentas de formação profissional ou tecnologias sociais, a exemplo do Cidadania Digital (programa de inclusão sociodigital), e dos Centros Vocacionais Tecnológicos Territoriais, entre inúmeras outras ações.

Outro destaque na apresentação será a atuação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), órgão vinculado à Secti, que também tem papel fundamental para o desenvolvimento da CT&I. São editais temáticos que visam estimular áreas específicas, como educação, semi-árido e segurança pública, além de bolsas para pesquisadores de diversas áreas.


Xas/al

Comentários