Cuca inscreve sanfoneiros para festival só até segunda-feira

O Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), vinculado à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), inscreve até segunda-feira (12) para o 1º Festival de Sanfoneiros de Feira de Santana, que acontecerá nos dias 5 e 6 de junho, com palestra, exibição de filmes e premiação.

As inscrições podem ser feitas das 8 às 11h30 e das 14 às 17h30, no Cuca, (Rua Conselheiro Franco 66, centro). Serão selecionados dez participantes e os três classificados receberão prêmios em dinheiro e troféus.

Imortalizada pelo Rei do Baião, Luiz Gonzaga, a sanfona é considerada por muitos o principal instrumento para animar os bailes de forró e os famosos arrasta-pés. É conhecida também como acordeon, concertina, harmônica, fole (ou gaita-de foles) e realejo.

Além de servir como elemento propulsor das festas populares nordestinas, a sanfona é um rico instrumento de múltiplas e amplas sonoridades. E é para mostrar essa vertente, a do sanfoneiro como artista que deseja explorar as infinitas variações do seu instrumento, que a Uefs promove o festival, “mantendo acesa a chama dessa tradição na cultura do Nordeste”, explica a professora Selma Oliveira, organizadora do evento. Mais informações pelo telefone (75) 3221-9766.


eas/is

Comentários