Evento na Casa do Benin lança revista com mostra do Carnaval afro da Bahia

Será lançada nesta quarta-feira (21), às 15h30 na Casa do Benin, a primeira edição brasileira da Revista Destin de l' Afrique, que mostra - sob diferentes enfoques - o Carnaval Afro da Bahia, relatado por jornalistas do Canadá, Senegal, Estados Unidos, Nigéria e França. O tema deste primeiro número da revista – uma publicação bilíngüe - é Carnaval e Panafricanismo.

A publicação é responsabilidade da Agência Afro-Latina e Euro-Americana de Informação (Alai) e marca a parceria da ONG formada em 1999 por jornalistas baianos e militantes dos movimentos sociais pela negritude e pelos direitos humanos, com a Alliance Panafricaniste, do Senegal. A jornalista baiana Ana Alakija é a editora da edição Senegal-Brasil da revista.

O evento vai acontecer dentro da programação do 20º aniversário da Casa do Benin, com a participação do Embaixador do Benin, Isidore Monsi, do presidente da Fundação Gregório de Matos, Paulo Lima, e do editor da revista, Lamine Faye, também coordenador da Alliance Panafricaniste e conselheiro do Presidente da República do Senegal, além de jornalistas, intelectuais e integrantes dos movimentos negros.

A revista Destin de l'Afrique é um braço da Alliance Panafricaniste e faz parte de uma proposta de internacionalizar a solidariedade e promover o engajamento ao movimento pela panafricanidade, em países onde há uma população afrodescendente. A Alliance Panafricaniste foi convocada pelo atual presidente da República do Senegal, Abdoulaye Wade, durante a II Conferência dos Intelectuais Africanos (Ciad) realizada há dois anos em Salvador e defende a união de países africanos em organização política a exemplo dos Estados Unidos da América.

Para que a publicação fosse possível no Brasil, a Alai contou com apoios locais, como a Fundação Gregório de Matos-Casa do Benin, a Secretaria de Turismo, Bahiatursa, blocos afro Okánbi e Malê de Balê, a entidade de preservação da cultura afro-brasileira Omi-dudu, e a Cantina da Lua, dentre outros. A revista também brevemente poderá ser acessada através da agência virtual da Alai, no endereço www.alaionline.org.


Uas/al

Comentários