Teatro Castro Alves tem como atração a Orkestra Rumpilezz

A pluralidade rítmica da Orkestra Rumpilezz é atração do projeto Domingo no TCA, dia 25, às 11h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves. Os ingressos (inteira) custam R$ 1 e serão vendidos individualmente no dia da apresentação, a partir das 9h, e com acesso imediato do público.

Criada pelo maestro, compositor, arranjador e saxofonista, Letieres Leite, a Orkestra Rumpilezz trabalha em cima da percussão afro baiana, explorando ritmos como o samba, afoxé e candomblé, acompanhada também por sopros, com uma formação próxima das big bands, onde as improvisações também marcam presença.

O espetáculo promete trazer para o palco, além da música instrumental da melhor qualidade, um trabalho onde tudo é pensado nos mínimos detalhes. O som, a formação no palco e o figurino foram estrategicamente bolados para valorizar os contrastes. Os percussionistas tocam de smooking e os sopros usam sandália, bermuda e camiseta, tudo branco.

A Runpilezz, cujo nomes vem dos três atabaques do candomblé - o Rum, do Rumpi, e o Lé acrescido do ZZ, de Jazz, é formado por cinco músicos de percussão (atabaques, surdos, timbaus, caixa, agogô, pandeiro, caxixi,) e 14 músicos de sopro (4 trompetes, 4 trombones, 2 saxes alto, 2 saxes tenor, 1 sax barítono e 1 tuba).




Inclusão


Domingo no TCA é um dos principais projetos da nova gestão do Teatro Castro Alves e cumpre uma das metas mais importantes: permitir que o grande público tenha acesso ao teatro. Com onze edições de sucesso realizadas durante 2007, o projeto reuniu mais de 12 mil pessoas, que assistiram a espetáculos de qualidade e de diversos gêneros, ao preço de um real, sempre nas manhãs de domingo.

Grande parte desse público estava indo pela primeira vez ao TCA. A proposta continua este ano, agora num novo horário, às 11 da manhã. Um domingo por mês, o teatro abre suas portas, com os ingressos vendidos em um sistema especial, de compra e acesso imediatos, evitando a ação de cambistas. O projeto é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), Fundação Cultural e TCA.

cas/is

Comentários