Termina hoje a Campanha de Vacinação do Idoso na Bahia

Sexta-feira (16) é o último dia da campanha de vacinação do idoso, iniciada em 22 de abril deste ano, em todo o estado, com o objetivo de imunizar contra a gripe, cerca de 1,1 milhão de pessoas com idade a partir de 60 anos.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) recomenda que todas as pessoas, na faixa etária-alvo, que ainda não foram imunizadas procurem uma unidade municipal de saúde, porque a gripe, ao contrário do resfriado comum, tem sintomas bem mais intensos e pode provocar surtos epidêmicos. Na população idosa, pode provocar complicações respiratórias como pneumonias, bronquites e outras patologias e até levar à morte.

Dados ainda parciais, contabilizados até o final da manhã desta quarta-feira (14), indicam que cerca de 790 mil idosos foram vacinados durante a campanha, representando aproximadamente 68,75% da meta a ser alcançada.

A vacina está disponível em todas as unidades de saúde dos municípios, das 8 às 17h. Em paralelo à campanha, também acontece a aplicação, de forma seletiva, das vacinas dupla adulto (contra tétano e difteria), contra febre amarela e contra o pneumococo, esta última indicada para pessoas acima de 60 anos que estão asiladas ou hospitalizadas, principalmente os pneumopatas, cardiopatas, diabéticos e outros, que não tenham tomado a vacina há menos de cinco anos.

sas/is

Comentários