União de instituições da Bahia na busca de avanços em tecnologia da informação

Diversas instituições estaduais, federais e municipais assinaram, nesta quinta-feira (15), ao final de uma audiência pública da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos da Assembléia Legislativa, uma carta de intenções para o desenvolvimento conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Na audiência, onde foi discutido o tema “O desenvolvimento tecnológico compartilhado para a melhoria dos serviços públicos”, foi instituído um comitê técnico para elaborar propostas para compartilhar as TICs no âmbito das administrações públicas e das instituições públicas de ensino superior da Bahia.

A intenção é promover atividades conjuntas que atendam aos programas, aos projetos e atividades de interesse comum das instituições. Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Ildes Ferreira, estas ações devem ter como premissa, o desenvolvimento de softwares livres que promovem a redução de custo e o compartilhamento de soluções.

“No programa de inclusão sociodigital, por exemplo, a economia gerada pela dispensa de pagamentos de royalties possibilita a implantação de 100 unidades de acesso à informática por ano”, disse. O secretário afirmou que o governo também precisa firmar parcerias com empresas líderes no segmento da informática, desde que traga benefícios à população, referindo-se à recente parceria firmada entre o governo da Bahia e a Microsoft.

Assinaram a carta, com vistas ao estabelecimento de um protocolo de cooperação técnica, a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), a Companhia de Processamento de Dados de Salvador (Prodesal), além das universidades federais da Bahia (Ufba), do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do Vale do São Francisco (Univasf), a estaduais de Feira de Santana (Uefs), de Santa Cruz (Uesc), do Sudoeste da Bahia (Uesb).


xas/is

Comentários