Universidade Corporativa da Bahia pretende adotar metodologia do Canadá

A Universidade Corporativa do Servidor Público da Bahia (UCS), vinculada à Secretaria da Administração do Estado (Saeb), pode se transformar na sexta escola de formação do país a adotar a metodologia da Canada School of Public Service. Um projeto de cooperação técnica fomentado pelo Centro Internacional de Intercâmbio e Inovação em Administração Pública (Ciiiap), ligado à Organizações das Nações Unidas (ONU), pretende fazer da UCS um pólo irradiador das políticas de gestão pública no Nordeste, juntamente com a Fundação Joaquim Nabuco, de Pernambuco.

A metodologia canadense já foi transferida para a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que funciona em Brasília, e deverá ser utilizada em outras escolas de governo brasileiras, a exemplo da UCS baiana.

Para discutir novas possibilidades de cooperação na área de recursos humanos e atendimento ao cidadão, o diretor geral do Service Canada College, Richard Rochefort, estará em Salvador, na segunda-feira (26).

Durante a visita à Bahia, ele também vai conhecer os postos do SAC do Shopping Barra e do Comércio. A idéia é apresentar o modelo do primeiro shopping de serviços públicos do Brasil, que já foi replicado em 23 estados e em países como Portugal e Colômbia.

As oportunidades para troca de experiências com o Canadá estão sendo identificadas pelo Ciiiap, criado a partir de uma parceria entre os governo federal e estadual e a Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa será implementada a partir de uma parceria entre o Ciiiap, a Saeb, a UCS, a Enap, além de escolas de governo e instituições brasileiras e canadenses, a exemplo da Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (Cida).

O projeto de cooperação com a escola canadense deverá englobar o intercâmbio de cursos, compartilhamento de metodologias e tecnologias, além da profissionalização e valorização de servidores.

Nos dias 5 e 6 de junho deste ano, uma missão da Enap estará na Bahia para conhecer melhor a UCS. Em seguida, no período de 9 a 13 do mesmo mês, o plano de trabalho elaborado pela equipe UCS será discutido na Enap, em Brasília, com a participação das instituições parceiras do Brasil e do Canadá.

Richard Rochefort é diretor geral do Service Canadá College, dirigiu o Canada School of Public Service, onde trabalhou como consultor de serviços e cooperação internacional, e atuou no Canadian Centre for Management Development (CCMD) e em diversos departamentos e agências, incluindo o Department of the Secretary of State. Também representou o Canadá nas primeiras eleições parlamentares na Rússia, em 1994, e nas primeiras eleições livres na África do Sul, em 1995.

aas/is

Comentários