Videoconferência sobre licitações públicas na Bahia está com inscrições abertas

A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) abriu inscrições para a videoconferência “Oficina de Licitações e Noções de Contratos, Pregão Eletrônico e Lei Complementar nº 123/06”, que acontecerá nos dias 12 e 13 deste mês, oferecendo 1.100 vagas - 140 para a capital e 960, interior.

A capacitação será feita no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, das 8h30 às 12h, com transmissão para 24 Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) montados interior. Servidores de 299 municípios baianos serão capacitados.

O público-alvo são funcionários públicos estaduais que atuam na área de compras, licitações e contratos nas diversas secretarias e órgãos estaduais. Os interessados devem fazer a inscrição por meio da Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS) pelo telefone (71) 3115-5109 ou e-mail ucs@saeb.ba.gov.br. O curso dá continuidade ao processo de capacitações e atualizações em licitação, promovido pela Saeb que treinou, somente em 2007, cerca de 2 mil servidores para compor comissões de licitações e atuar como pregoeiros.

Com esses treinamentos, a secretaria pretende atualizar e dinamizar os conhecimentos das equipes de compras públicas, estimular a participação das pequenas e micro empresas nas licitações estaduais e intensificar o uso do pregão eletrônico. A ferramenta é reconhecida por tornar as compras públicas mais transparentes e competitivas, otimizando a utilização dos recursos, além de estimular a participação das pequenas e micro empresas nas licitações estaduais.

A proposta do governo é utilizar, até o final do ano, a modalidade em 70% das licitações realizadas pelo Estado. Segundo Saeb, a utilização da ferramenta está em expansão na administração pública estadual, alcançado 56% dos certames, em 2007, contra 10%, em 2006.


aas/is

Comentários