Festejos juninos acontecerão nas ruas e becos do Centro Antigo de Salvador Bahia

As ruas e becos do Centro Antigo de Salvador serão os principais roteiros dos festejos juninos da capital, este ano. As secretarias estaduais da Cultura e do Turismo vão garantir, por meio de parceria, uma intensa programação a partir de domingo, 1º de junho, como a Trezena do Santo Antônio. As ações da Secult prevêem investimentos de R$ 950 mil.

Na programação estão quadrilhas, quermesses, apresentações de grupos culturais, trios nordestinos e de bandas que fazem parte dos cenários local e nacional. Os principais palcos do São João 2008 serão montados no Largo do Pelourinho, Terreiro de Jesus e no Cruzeiro de São Francisco, na Praça Municipal.

Para o secretário da Cultura, Márcio Meirelles, o objetivo é envolver a comunidade do Pelourinho e dos bairros que compõem o Centro Antigo na valorização das tradições e diversidades. “Queremos resgatar os valores familiares que sempre fizeram parte das festas juninas”, afirma.

O primeiro evento da programação especial de São João é a Trezena de Santo Antônio, que reunirá antigas rezadeiras da comunidade para homenagear o Santo Casamenteiro. O ponto alto será no dia 13 de junho, data em que se comemora o dia de Santo Antônio, quando devotos, moradores do bairro e turistas, participam da reza na casa de número 12, localizada no Pelourinho.

Outro símbolo que será resgatado durante os festejos é o Samba Junino, com a reunião de grupos de Salvador e municípios do Recôncavo e Região Metropolitana. As apresentações vão ocorrer sempre no Largo do Pelô.

A partir do dia 13, as atrações contratadas pela Bahiatursa também passam a animar as noites no Terreiro de Jesus. Grupos e bandas dos forrós eletrônico, como Limão com Mel, e pé de serra, como Adelmário Coelho e Targino Gondim, vão fazer a alegria de baianos e turistas.

Há também atrações como Gereba, Alceu Valença, Carlos Pita, o cantor sertanejo Daniel e Daniela Mercury. O último dia de festa no Centro Antigo será 29 de junho com forró até a madrugada do dia 30.

Programação Terreiro de Jesus


13/06 (sex) Cicinho De Assis, Falamansa, Adelmário Coelho

14/06 (sab) Trio Nordestino, Zelito Miranda, Cordel do Fogo Encantado

15/06 (dom) Cacau Com Leite, Targino Gondim, Cavalo Doido

20/06 (sex) Virgilio, Forrozão Du Karai, Limão Com Mel

21/06 (sab) Gereba, Ladia Betânia, Daniela Mercury

22/06 (dom) Alceu Valença, Del Feliz, Calango Acesso

23/06 (seg) Carlos Pita, Afro Bossa Nova, Daniel

24/06 (ter) Lua Cheia, Trio Nordestino, Xangai

28/06 (sab) Sarapatel com Pimenta, Estakazero

29/06 (dom) Miguelão do Forró, Colher de Pau

cgc/al

Comentários