Governo Federal já canalisou a TV digital para Salvador Bahia, diz ministro

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, anunciou que o governo federal já concluiu a canalização da TV digital para Salvador e, que, para o sistema entrar em operação basta que as empresas encaminhem o pedido de autorização. A declaração foi feita na noite do dia 4, em Costa do Sauípe, durante a abertura do 52º Painel Telebrasil.

Outra novidade anunciada para os baianos é que, até 2010, deve ser oferecida internet banda larga em todos os municípios do estado. O ministro também fez elogios às iniciativas de inclusão sociodigital desenvolvidas na Bahia. “Onde chegamos, procuramos adaptar o programa federal ao trabalho desenvolvido e a parceria com o governo baiano tem sido muito eficiente”, disse.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, citou que é importante que a banda larga seja universalizada com agilidade, para permitir uma maior democratização da informação e do conhecimento. “A Bahia hoje possui cerca de 30 municípios com internet banda larga. Acesso este que não atinge todos os bairros das cidades, apenas as áreas centrais. Portanto, temos pressa em avançar”, completou.

Em relação à inclusão digital, Ildes Ferreira citou ser esta uma prioridade da sua pasta, anunciando que está ampliando a rede de Centros Digitais de Cidadania, com mais de 500 unidades ainda este ano.

Com o tema Conteúdo Multimídia e Serviços Digitais para o Brasil Digital, o 52º Painel Telebrasil prossegue até sábado (7), no Hotel Costa do Sauípe Connventions. Estão reunidos mais de 600 executivos das maiores empresas de telecomunicação do país, além de políticos e especialistas.

O setor, que agrega empresas de produção, organização e distribuição de conteúdo audiovisual e cinema, estará representado pelas entidades e executivos de grandes empresas nacionais e internacionais.

xas/is

Comentários