Horto e núcleo ambiental serão criados em Serra do Ouro

As ações pela preservação da riqueza hídrica da região de Iguaí, no sudoeste baiano, onde há cerca de duas mil nascentes, terão reforço com a criação do horto florestal do município. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em convênio com a prefeitura local, vai construir também a sede da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Ouro.

Com recursos repassados pelo Estado, serão construídos dois viveiros capazes de produzir até 200 mil mudas de espécies exóticas, nativas e frutíferas por ano. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Isaías Silva Júnior, as árvores serão utilizadas para recuperar, inicialmente, dois hectares degradados na APA.

Já a sede da APA vai contar ainda com um núcleo ambiental com auditório, onde serão ministrados cursos, um escritório para as atividades da Semarh e outro para a atuação da Secretaria de Meio Ambiente de Iguaí.

O aluno Darlan Carvalho, 18 anos, que quer estudar Biologia, já crê na possibilidade de desenvolver pesquisas sobre a biodiversidade e o potencial hídrico da APA. “Só assim o país vai poder preservar de verdade sua riqueza ambiental, cuidando principalmente de nossa água”, disse.




Turismo rural ecológico




O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Juliano Matos, acredita na importância do turismo rural ecológico, lembrando que a estruturação da APA é um incentivo à preservação da região. “Pode ser um contraponto ao turismo litorâneo de Ilhéus”, destacou.

Matos anunciou que o próximo passo é estruturar o conselho gestor, instituindo um plano de manejo “para garantir o desenvolvimento sustentável e dar segurança aos investidores”.

A APA Serra do Ouro tem 50.670 hectares, com remanescentes de mata atlântica. Conhecida por sua riqueza hídrica, Iguaí possui 180 cachoeiras, em 30 pequenos rios que formam a sub-bacia do Gongogi, pertencente à Bacia do Rio de Contas.

mas/om 09.06.08

Comentários