Ipac começa em Feira de Santanaexposição itinerante comemorativa

No dia 13 de junho, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia da Secretaria de Cultura (Secult), inicia, em Feira de Santana, a exposição itinerante comemorativa a seus 40 anos de funcionamento.

A mostra, que ficará no Salão Nobre do Paço Municipal Maria Quitéria - um dos quinze bens tombados no município – é uma recapitulação das atividades que marcaram a trajetória da instituição no processo de salvaguarda do patrimônio material e imaterial do estado da Bahia.

“Ipac 40 anos” segue temática histórica, abordando desde a criação da Cidade do Salvador, no século XVI, ao início do XXI. São trinta painéis ressaltando o caráter didático da exposição e a busca pelo que há de mais representativo nas coleções.

A exposição vai levar ao público informações importantes sobre as atividades desenvolvidas, esclarecendo a relação entre patrimônio material e imaterial, mostrando não apenas um trabalho com as peças dos acervos museológicos, mas a preocupação com o trabalho educativo da comunidade e das escolas que fazem visitas guiadas.

Durante o período do evento, até 6 de julho, serão realizadas ações de educação patrimonial, visitas monitoradas, exibição de vídeos, encontros, debates e mesa-redonda relativos ao tema “Salvaguarda do Patrimônio”.

Depois de Feira de Santana, a exposição será montada em Caetité, Cachoeira, Lencóis e retorna a Salvador, em setembro, para as comemorações de 41 anos de atividade da instituição

cas/is

Comentários